segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


                      ITANS de IFÁ

- É preciso cuidar dos Abikú, senão eles voltam para o céu
- Oferendas podem reter Abikú no mundo
- Subterfúgios para reter os Abikú no mundo
- Mosetán fica no mundo
- Olóìkó é o chefe da sociedade dos Abikú
- Asejéjejaiyé fica no mundo na décima sexta vez que ele vem
- Os Abikú chegam pela primeira vez em Awaiyé
- Íyájanjàsá não deixa os Abikú ficar no mundo

Estes itens completos são descritos numa edição da revista Afro-Ásia, 14 - 1983, sob o título (A Sociedade Egbé Òrun dos Àbíkú, as crianças nascem para morrer várias vezes) 

As cerimônias para os abikú parecem ser pouco frequentes entre os yorubás, a única assistida por Pierre Verger, a cerimônia foi feita pela tanyinnon encarregada do culto aos deuses protetores de uma família tradicional do bairro Houéta. Num canto da peça principal, oito estatuetas de madeira com 20 centímetros de altura e eram colocadas sobre uma banqueta de barro. 

Todos vestidos de panos da mesma qualidade, mostrando pela uniformidade de suas vestimentas, pertencer a uma mesma sociedade (egbé). Seis destas estatuetas representam ábíkús e as outras duas ibeji. As oferendas consistiam de oká (pasta de inhame) obèlá (espécie de caruru) èkuru (feijão moído e cozido nas folhas) eran dindi, eja dindin (carne e peixe fritos) que, depois da prece da tanyionnon e da oferenda de parte desta comida às estatuetas, foram distribuídas pela assistência. Uma sacerdotisa de Obatalá assistiu à cerimônia sublinhando as ligações que existem entre o orixá da criação, as pessoas de corpos mal formados, corcundas, alijados, albinos e aqueles cujo nascimento é anormal (àbíkú e ibeji). 

Portanto ao contrário que muitos falam, nada 


tem a ver com a criança que já nasce "feita" no 

santo.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário