sexta-feira, 3 de maio de 2013

AXÉXE



.
File:Ritual de Axexe.JPG

            Ritual de Axexe candomblé
A morte para nós espiritas é transitória, episódica, porque o termo morrer, não tem grande sentido, pois nós somos conscientes que ela representa apenas um pulo de uma vida para outra, cujo mistério e segredos só Oxalá é sabe



Axexê cerimônia realizada após o ritual fúnebre (enterro) de uma pessoa iniciada no candomblé.Tudo começa com a morte do iniciado, chamado de ultima obrigação, este ritual é especial, particular e complexo, pois possibilita a desfazer o que tinha sido feito na feitura de santo, é bem semelhante com o processo iniciático chamado de sacralização, só que agora este procedimento é uma inversão chamada de dessacralização, no sentido de liberação do Orixá protetor do corpo da pessoa.
Com uma navalha o Babalorixá ou yalorixá raspa o topo do crânio do falecido e retira o Oxu, juntamente com todos os pós colocado na sua iniciação, em seguida quebra-se um ovo, oferece um obi Obi ritual, pintando-o com efun,wáji, e ossun, coloca-se um novo oxu, um pombo é sacrificado, o sangue que escorre é recolhido num pedaço de algodão, parte dos objetos é enrolado no pano branco e colocado na sepultura, e outra é levado para dar inicio ao ritual do Axexe propriamente dito.

Junta-se todos seus pertences pessoais utilizados em sacrifícios e obrigações, como roupas, colares, nem sempre os assentamentos dos orixas são desfeitos, se faz uma consulta oracular (jogo de búzio) "merindilogun" para se saber do destino dos objetos separados, se ficam com alguém. Em caso positivo, o objeto ou objetos em questão é lavado com água sagrada e entregue aos herdeiros revelado(s) no oráculo, e em caso negativo, o objeto é separado para junto com os demais e, após serem os colares rompidos juntamente com o kelê, as roupas rasgadas e os assentamentos quebrados, são colocados em uma trouxa que será entregue em um local também indicado pelo oráculo. Normalmente, a trouxa, chamada de Carrego de Egum, é acompanhada de um animal sacrificado, indo de uma única ave a um quadrúpede acompanhado de várias aves, dependendo do grau iniciático do morto. E ainda, se o falecido era um iniciado de pouco tempo, basta um lençol branco para embalar o carrego, se tratar de alguém mais graduado, o carrego é colocado em um grande balaio, o qual é depois embalado no lençol.
O processo de preparação e entrega, ou despacho do Carrego de Egum é a cerimônia fúnebre mínima que se dedica a qualquer iniciado no candomblé quando morre. As variações surgem, como foi já colocado, dependendo do grau iniciático ao qual pertencia o morto mas também da Nação em que fora iniciado.
Se o morto era uma pessoa graduada na religião é que mereceria um Axexê. O Axexê nesses casos antecede ao Carrego de Egume consiste em uma, três ou seis noites de cânticos e danças na qual se celebra a partida do iniciado para o outro mundo, rememorando o nome de outros iniciados já falecidos e, enfim, os eguns em geral.
Canta-se também a certa altura para os orixás, menos para Xangô, para os quais se canta no depois da entrega do carrego no ritual doarremate. Todos os participantes devem vestir branco, a cor do nascimento e da morte no candomblé, as mulheres devem estar com a cabeça e o pescoço cobertos e os homens com os pulsos envoltos na palha da costa.
Obedecem-se vários preceitos rígidos de comportamento dentro do terreiro durante todo o processo, para evitar melindrar o espírito que está sendo respeitosamente despedido.
Depois do carrego despachado, canta-se o arremate no dia seguinte à tarde, antes do pôr-do-sol, as mesmas cantigas do Axexê são ainda entoadas e no final são louvados os orixás, e empreende-se uma limpeza ritual do terreiro, com a participação eventual dos orixás que porventura tenha se manifestado em seus elegun.Ao longo do Axexê mesmo somente orixás mais ligados à morte como Oyá-IansãObaluaiyêNanã e Ogum, etc. costumam se manifestar. No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do Axexê inicial.
Axexê também é conhecido pelos nomes de sirrum e zerim, nomes em Língua Fon significando os instrumentos que são percutidos em substituição aos atabaques.
sirrum é uma metade de cabaça emborcada em um alguidá onde se encontra uma mescla de substâncias líquidas abô e o zerim é um pote com certas substâncias dentro que é percutido com um abano (leque de palha) dobrado em dois.
Quando se trata de uma pessoa especialmente antiga e poderosa na religião, o Axexê é tocado com atabaques mesmo, com os couros ligeiramente afrouxados para serem depois também despachados no carrego. Em alguns terreiros da Nação Ketu também se usa tocar Axexê com três cabaças: duas inteiras e uma com a ponta cortada.





6- Os instrumentos que são usados neste ritual vai depender de qual Nação o falecido pertencia. Axexê que é tocado com poste e cabaças, São da nação Deje Deje, este pode tem um nome que se chama SIRUN ( Pote afinado por água), dependendo da quantidade de água que se encontra nele o som tem uma afinação. Com cabaças entre as pernas, são da Nação de Ketu, as cabaças tem a representação do ventre materno aonde somos criados, assim o som é retirado do ventre que esta chamando o espirito para ser reverenciado. Com Atabaque: Cultos aos Ancestrais. Neste ritual fúnebre, somente os eguns dançam e cantam para louvar o falecido. Em determinado momento uma pessoa mais antiga de culto ou um Oje pode cantar e para o Egun dançar. Este ritual é feito para os Oje e pessoas que tenham posto dentro do culto
 Segundo lenda Yoruba: O axexe começou com a morte de um caçador chamado Odu Lésé. Este caçado foi quem criou Oya, lhe ensinado a arde da caça e da guerra. Com a sua morte,Oya ficou desolado,juntou todos os seus pertences e durante 7 dias cantou durante toda a noite seus feitos e sua coragem. Este ato comoveu Olodumare, ele observou todos os dias o que Oya fez para uma pessoa que não era seu parente mais o amava como um. Ele em sua sabedoria, achou que este ato foi um ato de amor e respeito a um ser humano e iniciados em cultos como era Odu Lèsé.  Ao termino deste ato que Oya fez a quem a criou, Olodumare decidiu que todos os iniciados nos cultos teriam este direito a esta obrigação na qual foi chamada de ÁSÈSÈ.( Perfeito). Deste dia em diante todos os iniciados em cultos receberiam este ritual o qual era o reconhecimento por tudo que o iniciado tinha feito em vida.
2- O Axexê é feito para que tudo que tem ligação com o morte seja desfeito, tanto na parte iniciatória como material deixada. Os familiares carnais e de santo devem participar desta obrigação a qual fala em cantigos os feitos do falecido. Dentro da parte litúrgica, o axexê, vem ter outra função. faz com o falecido tenha sua apresentação aos seus ancestrais, dando a ele a passagem para Òrun, desvinculando seu espirito da parte material e culto. Obrigações são feitas de acordo com cada Nação e rito, para que o espirito do iniciado seja recebido e tenha sua apresentação dentro de cada Nação. Deve-se ressaltar, que cada Nação tem seu ritual fúnebre e deve ser respeitado. Egun tem nação. Muitos declaram que isso não é verdade, mais seu Ori(Cabeça) somente reconhece naquilo que foi iniciado ou reiniciado. Como foi abordado no tópico troca de Nação. Todos que saem de uma Nação e entra em outra, deve receber a iniciação da qual esta entrando, isso serve para que Ori reconheça o que esta recebendo.
Todos os iniciados tem este direito. os que não são iniciados, mais transmitiu através de suas mãos seu Ase individual em lavar, depenar, cozinhar e tudo que esta ligado aos Ase, tem o direito a uma obrigação de encaminhamento ao Òrun, para seu espirito ser reconhecido dentro de seus ancestrais. Os dias de obrigação fúnebre: Bom! Quando se trata de Zeladores(as), deve-se começar na volta do enterro, dando inicio no mesmo dia. São 7 dias de obrigação. Mais se não tiver condições para começar no mesmo dia, deve-se fazer uma obrigação aonde e participado ao Egun mais velho o motivo deste ritual não começar. Todos podem comparecer a este ritual, crianças, velhos etc. Existe muitas lendas sobre este ritual. Na verdade se deve todos participarem, e dever dos filhos desta casa participar.
4- Quem realiza este ritual e o responsável pela casa ou uma pessoa determinada e capacitada para faze-la. Um Oje pode ajudar em muito nesta obrigação,mais não é sua obrigação. Oje é Sacerdote do culto aos Ancestrais, ou seja ele cultua a vida pós morte e não a morte como geralmente e falado.
5- Este ritual geralmente é interno, podendo ser aberto para as pessoas que são ligada ao Ase. Nãoé um dia de festa comum como é nos dias de festa de Òrisa. Para os Ancestrais sim, é um dia de festa pós mais um esta retornando para o nosso verdadeiro mundo. Ayie ( Terra), não é o nosso mundo verdadeiro. Nosso mundo e com nossos Ancestrais. aos Ancestrais.





Não é um dia de festa comum como é nos dias de festa de 

Òrixás. Para os Ancestrais sim, é um dia de festa por mais 

um que esta retornando para o nosso verdadeiro mundo. 

Ayie (Terra), não é o nosso mundo verdadeiro. Nosso mundo 

é com nossos Ancestrais."





VARIA DE ACORDO COM A NAÇÃO E A CARTILHA DA CASA



Quando um iniciado no candomblé morre, junta-se todos seus pertences pessoais utilizados em sacrifícios e obrigações, como roupas, colares e os assentamentos de orixá e se faz uma consulta oracular (jogo de búzios) para se saber do destino dos objetos separados, se ficam com alguém. Em caso positivo, o objeto ou objetos em questão é lavado com ervas sagradas e entregue ao herdeiro ou herdeiros revelado(s) no oráculo, e em caso negativo, o objeto é separado para junto com os demais e, após serem os colares rompidos, as roupas rasgadas e os assentamentos quebrados, são colocados em uma trouxa que será entregue em um local também indicado pelo oráculo. Normalmente, a trouxa, chamada de Carrego de Egum, é acompanhada de um animal sacrificado, indo de uma única ave a um quadrúpede acompanhado de várias aves, dependendo do grau iniciático do morto. E ainda, se o falecido era um iniciado de pouco tempo, basta um lençol branco para embalar o carrego, se se tratava de alguém mais graduado, o carrego é colocado em um grande balaio, o qual é depois embalado no lençol.

O processo de preparação e entrega, ou despacho do Carrego de Egum é a cerimônia fúnebre mínima que se dedica a qualquer iniciado no candomblé quando morre. As variações surgem, como foi já colocado, dependendo do grau iniciático ao qual pertencia o morto mas também da Nação em que fora iniciado.

Se o morto era uma pessoa graduada na religião é que mereceria um Axexê. O Axexê nesses casos antecede ao Carrego de Egum e consiste em uma, três ou seis noites de cânticos e danças na qual se celebra a partida do iniciado para o outro mundo, rememorando o nome de outros iniciados já falecidos e, enfim, os eguns em geral.

Canta-se também a certa altura para os orixás, menos para Xangô e Oxalá para os quais se canta no depois da entrega do carrego no ritual do arremate. Todos os participantes devem vestir branco, a cor do nascimento e da morte no candomblé, e devem estar com a cabeça e os ombros cobertos.Obedecem-se vários preceitos rígidos de comportamento dentro do terreiro durante todo o processo, para evitar melindrar o espírito que está sendo respitosamente despedido.

Depois do carrego despachado, canta-se o arremate no dia seguinte à tarde, antes do pôr-do-sol, as mesmas cantigas do Axexê são ainda entoadas e no final são louvados os orixás, e empreende-se uma limpeza ritual do terreiro, com a participação eventual dos orixás que porventura tenha se manifestado em seus médiuns.

Ao longo do Axexê mesmo somente orixás mais ligados à morte como Oyá-Iansã, Obaluaiyê, Nanã e Ogum, etc. costumam se manifestar. No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme deteminação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do Axexê inicial.

O Axexê também é conhecido pelos nomes de sirrum e zerim, nomes em Língua Fon significando os instrumentos que são percutidos em substituição aos atabaques.

O sirrum é uma metade de cabaça emborcada em um alguidá onde se encontra uma mescla de substâncias líquidas e o zerim é um pote com certas substâncias dentro que é percutido com um abano (leque de palha) dobrado em dois.

Quando se trata de uma pessoa especialmente antiga e poderosa na religião, o Axexê é tocado com atabaques mesmo, com os couros ligeiramente afrouxados para serem depois também despachados no carrego. Em alguns terreiros da Nação Ketu também se usa tocar Axexê com três cabaças: duas inteiras e uma com a ponta cortada.













SEGUNDO AS TRADIÇÕES

.PERDE O DIREITO DE AXÊXÊ .



TODO O INICIADO QUE SE SUICIDA .

No Candomblé tem sim, regras, e se tratando a respeito de um suicida, sabemos que o mesmo perde o direito ao axexe, e desta forma é privado de se tornar um lessaegun, ou seja, ser cultuado como um ancestral do seu axé, e louvado no ypade, sendo o baba/yalorisa. E para nós, isso seria uma grande perda, pois como em toda religião entre outros propósitos um deles é a imortalidade da alma e a paz eterna.

O Candomblé como outra religião qualquer tem os seus ensinamentos, dogmas e propósitos em ensinamentos de bom viver e orientar numa vida social.
“ Para os Yorubá, e por extensão lógica, para os seguidores da religião afro brasileira de etnia nagô ou Yorubá, a moralidade, como dissemos, é fruto da religião. Não há como separá-las." O direito ao axexe no caso de um suicídio não é decisão do zelador, e sim como disse, uma regra.
Sim perde o direito de axexe sim, e não só um suicida que perde não, como também mortes provocadas por consequências de atos indignos. bom são alguns dogmas da nossa religião que para alguns não existem, mas existem. E a respeito das decisões do Ori, claro que o livre arbítrio é válido, mas não podemos esquecer que para cada ato haverá a consequência, agora se é certo ou errado, se é bom ou ruim, isso vai da capacidade de cada um em enfrentar as consequências de tais atos.
seja, dogmas, regras, fundamentos, ou o nome que seja mais confortáveis, existe sim. e não tem nada a ver com influência cristã, ao contrário. Quem quiser pesquise sobre axexe, tem antropólogos confiáveis e professores sérios que escreveram sobre este assunto, além de ter aprendido pelos meus antigos, e verá que os rituais fúnebres do povo yoruba que foi trazido para o Brasil junto com o Candomblé, com adaptações que foram necessárias, e verão o impedimento para as pessoas terem direito a um axexe, e te ser cultuado como um lesseegun.

No candomblé realmente não existe pecados, mas isso não quer dizer que podemos fazer de tudo, e que esse de tudo não irá gerar consequências. Temos a liberdade de escolha, e teremos que ter também coincidência que o tudo que podemos fazer, irá nos proporcionar um de tudo na mesma proporção e até mesmo maior. a privação ao axexe, não seria um castigo, e sim uma consequência, a pessoa vai ter o seu ritual sim, a retirado do oxo, o "carrego", entre outras coisas, mas o axexe, o ritual que nos consagra como um lesseegun, este infelizmente a pessoa que escolheu esta forma de viver, ou de morrer, perde o direito...



continua............................................................

























Um comentário: