terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MUITO A APRENDER SOBRE ABIKUR....

                        
                        AINDA SOBRE ABIKUR -1


Cada campo destes tem a sua ancestralidade, as suas folhas, o seu ofó, o seu encantamento e a sua maneira de proceder e essas criaturas em cinco gerações de pai, filho, neto, bisneto e trineto, estas pessoas não podem passar por rituais que necessitem a raspagem da divindade, a raspagem do ori, porque é fácil de entender. Essas criaturas, homens ou mulheres que estão dentro desse culto abicu, desse culto ancestral, não são iniciadas porque quando se pega um Iaô masculino ou feminino, depois que se passa por todos os rituais, os ebós, os caminhos de ancestrais e assim por diante, o ritual de raspagem dentro das casas de santo indicam que aquela pessoa, naquele momento está sendo renascida para o santo. Aquela divindade, aquela criatura está morrendo para renascer como divindade, quando o santo vai lá, seja Inquici, seja o Vodum, seja o Orixá dentro de cada culto, vai dar o nome no barracão na hora do nascimento, aquela criatura humana morreu, ali nasce a divindade, naquele exato momento dizendo o seu nome, o oruncó. 

Estas pessoas não são submetidas a ritual de raspagem, não é raspando santo que se resolve isso que não tem nada a ver com Orixá, ou se raspar tem o jeito certo de se raspar, não se tira o cabelo e uma série de outros detalhes e fundamentos, porque senão ela vai morrer pela  segunda  vez e não retornará mais e nem sempre essa morte ocorre literalmente como a palavra determina deitando futuramente aquele corpo no caixão, mas morre para a vida, os caminhos não abrem, as pessoas não vão conseguir mais nada, vão virar na realidade uns morto-vivos, então é este conhecimento que o zelador, a zeladora de santo, aqueles ogãns, aquelas ekédis que estão dentro desse culto, desse ritual tem que conhecer, principalmente as pessoas que manipulam jogo de búzios, seja por Ifá, seja no Opele-Ifá, seja no Fatê-Ifá (peneira) com os kaoris, sejam qualquer outro jogo as pessoas tem que ter conhecimento sob este tipo de ritual para entender este culto.
                                         AINDA SOBRE ABIKUR   -2 

    Por mais que  eu pergunte  pouco podem  me ensinar  dizem que pouco lhes foi ensinado e que .........................
Abiku não é  só um privilégio de candomblé, e  que 

 praticamente  em todas as religiões espiritualistas existe a figura daquele que NÃO tem mais caminho espiritual a 

cumprir, daí porque reencarna várias vezes, sempre por pouco tempo, pois seu "caminho de evolução espiritual está 

cumprido". Para que nao morra logo, faz-se um tipo de ebó e "dá-se" um tipo de vida espiritual para que fique "conosco" além dos 7 anos. Pelo mesmo motivo, nao há razão para 
raspar-se" pois o mesmo nao tem qualquer cargo ou função,( Que são  criaturas especiais) desde  que seu crescimento espiritual já acabou. Poucos  Zeladores sabem cuidar de 

abiku, mas um monte de gente se mete a fazer ( coisas  experiencias ou MARMOTAGENS)  na cabeça dos outros. Além disso, nao   se deve confundir com aquele que não é abiku, mas tem carrego ou caminho de abiku, o que é bem 
diferente...

Eu ainda vou ter que  aprender mais  com   outras pessoas para descobrir um pouco mais sobre estas crianças especiais........
Quem souber  algo  por favor pode me passar ? agradeço desde ja..........

















                 

Um comentário:

  1. Boa tarde! Gostei do comentário sobre Abiku. mas gostaria de saber o k é caminho de abiku.Como foi dito acima , abiku é uma coisa e caminho de abiku é outra. Esta é a razão da minha pergunta. Obrigada NORMA

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