sexta-feira, 3 de maio de 2013

AMACI O PRIMEIRO PASSO


                                                      AMACI 






O seu objetivo é basicamente , com a lavagem de cabeça, limpar o campo energético do médium para a melhor aproximação de energias dos espíritos mais elevados 













A lavagem da cabeça dos médiuns é feita sobre uma cama de folhas de mangueira,   elas tem a função de descarga, de atrair energias negativas do campo energético do corpo.





As folhas são colhidas por médiuns homens  escolhidos pela entidade dirigente 







AMACI vem da palavra ‘amaciar’, ‘tornar receptivo’, é um ritual, uma espécie de iniciação que todos os médiuns umbandistas, iniciantes ou não, devem, pelo menos uma vez ao ano, passar.
É um liquido preparado com folhas e águas sagradas escorado por alguns fundamentos específicos da Umbanda e que tem como objetivo a lavagem da cabeça/coroa do médium.
Nesse contexto, o Amaci ‘despertar’ as faculdades nobres do médium que ainda estão adormecidas, descarrega e apazigua o chacra coronário (centro de recepção espiritual Superior) e ainda liga/religa o médium ao Orixá, fazendo com que ele tenha a Sua vibração e energia interiorizada em seu espírito, mente e coração.
Receber o Amaci é entrar em contato direto com o Poder do Orixá, é um momento de grande emoção e que deve estar enredado pela reverência, amor, devoção, lealdade e comprometimento para com o Orixá, a Umbanda e o Plano Espiritual.
É o momento em que o médium se coloca diante do Sagrado como ‘Filho de Orixá’, que abaixa sua cabeça em respeito e em saber à Superioridade Divina. Ocasião em que o médium deve se ajoelhar e deixar a voz do coração dizer: (… nome Orixá…), estou aqui! Estou aqui de joelhos me reverenciando diante de sua Força Sagrada e pedindo que me acolha em seu “colo” Divino. Estou pedindo que me receba como seu filho (… nome Orixá…) e me ampare como espírito. Sim, me entrego! Me entrego de corpo e alma, consciente e convicto de que é a Lei de Pemba que me ajuíza e que é a Lei de Umbanda que me sustenta.
(… nome Orixá…), que seu Poder se manifeste em mim e através de mim. Que suas Forças sejam as minhas forças. E que seu Amor Divino e Incondicional envolva minha mente, meu coração e minha alma para que eu O manifeste através de minhas palavras, pensamentos e ações…
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Sim! Agora o médium não está mais sozinho. Agora ele 

“pertence” ao Orixá, ao Poder Realizador que em forma de 

Divindade o acolherá em todos os momentos.





Reconheçamos, esse ritual é mais uma benesse para o médium que qualquer outra coisa. É uma firmeza espiritual que ainda permite o médium, caso deseje ou seja necessário, mudar de terreiro sem qualquer dano. Portanto, não é e não propicia fechamento de portas, pelo contrário, abre nossa mente, nossos sentidos, nosso espirito e nossa alma para que a Aruanda se instale dentro de nós e que construa um futuro de Paz, Alegria, Bondade, Crença e muito, muito axé........

São 28 ervas que banham a cabeça, este preparo, além das ervas e feito também com água do mar, cachoeira e de chuva, mel e pétalas de rosas brancas, ele é complementado com as 21 ervas que banham os pés, o ABÔ, ao qual acrescentamos para maior firmeza, um pouco de aguardente e champanhe, por se tratar de uma limpeza das bases.


Ao preparar a infusão, vou depositando na água já fervida cada erva, dizendo seu significado e pedindo aos Orixás, que use de seus princípios energéticos para trabalharem na limpeza, fortalecimento, revitalização do corpo e da mente, e na evolução espiritual de cada Filho ao lavar as extremidades, cabeças e seus pés.





ção com as Entidades (Masculinas);
Espada de Iansã – Limpeza e descarrego do canal de ligação com as Entidades (Femininas);
Levante – Encaminhar e abrir caminhos para grandes negócios com visão e maturidade;
Tapete de Oxalá – Limpa e abre caminhos, afasta negatividades e más influências externas e internas, vindas do íntimo, como ansiedades, amarguras, angústias, dAMACI:
Banho da Cabeça
Erva de Santa Maria - Atrai sentimentos de amor, amizade e limpa e torna mais harmonioso o ambiente;
Arruda – Cria defesas contra a inveja, quebra e cria barreiras contra demandas;
Guiné – Limpeza, descarrego das energias e influências ruins, serve na defesa (problemas mais difíceis), encaminha e abre espaços para bons negócios;
Alecrim - Estimulante espiritual, realça a auto estima e um astral positivo, propicia limpeza da energia envolvente;
Manjericão – Abranda o stress, calmante natural do corpo e da mente;
Louro - Aumentar a concentração a capacidade de raciocínio e de trabalho;
Hortelã – Faz fluir e desenrolar problemas leves, corriqueiros;
Espada de São Jorge – Limpeza e descarrego do canal de ligaescrença, impaciência e intolerância;
Espinheira Santa – Combate o stress, acalma e harmoniza o intimo, equilibra, abranda, sentimentos de ciúmes, possessividade, avareza, inveja, rancores;
Folha da casca de Jurema – Limpeza e descarrego mais forte, mais pesado, para cargas e influências maiores de longo tempo, vindas de sentimentos de maldade;
Abritua – Estimula e aumenta a capacidade de concentração e atenção, desperta o comando do mente e do corpo, desperta a "Mãe" do corpo;
Cascara Sagrada (raiz) - Firmeza no caminho (Chão), segurança, confiança, iniciativa, tomada de decisões importantes, objetividade;
Alfazema – Combate do stress, limpa e calmante, traz serenidade equilíbrio de pensamentos, das reações e das atitudes;
Casca de Romã - Aumenta e reforça a defesa espiritual, traz equilíbrio, faz reassumir o controle do espírito sobre a mente e o emocional, ajustando os desequilíbrios;
Aniz Estrelado – Combate a insônia, relaxante, apaziguador e relaxante do Espírito;
Folha de Goiaba – Desenrola e encaminha solução para os problemas mais difíceis;
Folha de Pitanga - Desembaraça caminhos conturbados, definidor de caminhos atrapalhados, enrolados, limpeza do raciocínio e da visão;
Folha de Manga – Trata de problemas acumulados e difíceis, vários e diferentes problemas que ocorrem ao mesmo tempo, encaminha cada um deles;
Asa-peixe – Propicia a limpeza das impurezas do espírito e de influências espirituais;
Cavalinha – Estimula para uma sexualidade sadia e plena;
Cidreira – Combatente do estresse, a ansiedade, acalma os ânimos, descanso e alivio de corpo e mente;
Mel e cravo – Realça a sexualidade (atrativo);
Samambaia – Fortalece as defesas contra males e influências negativas;
Sene – Melhora a auto estima, aguça a vaidade moderada.
Sálvia – Estimula a capacidade mental e raciocínio;














Banho dos pés.


O ritual do AMACI contempla também o banho dos pés, chamado de ABÔ, feito da mesma forma tendo como base principal as ervas abaixo descriminadas, porém de composição diferente do AMACI, destinado à firmeza da outra extremidade do corpo, fixando as vibrações e energias positivas da terra, com a finalidade de descarregá-lo e protegê-lo de ações impuras e negativas.
Valeriana – Refaz as defesas, combate o stress, calmante, relaxador;
7 Sangrias – Fortalece as defesas contra o mal olhado, inveja;
Urucum – Limpa e descarrega os canais de defesa, cria um escudo protetor;
Pimenta de macaco – Realça e estimula a sexualidade, desperta o atrativo;
Pata de vaca – Fortalece e equilibra o espírito;
Dandá – Combatente do desânimo, cansaço, renova as forças e o poder de reação;
Quina-quina – Equilibra as defesas, limpa e descarrega as energias ruins;
Urtiga – Propicia o equilíbrio das funções orgânicas e emocionais;
Barba de Velho – Lava as impurezas, favorece a limpeza íntima, da equilíbrio ao emocional, fortalece os bons sentimentos e o pensamento;
Alfavaca – Reforça as defesas e o combate contra a inveja, ciúmes, pensamentos contrários; 11- Cabeça-de- negro – Cria defesas no combate a doenças de fundo mental (mente fraca e vulnerável que se sugestiona por qualquer coisa), medos exagerados, síndromes de pânico e outras, descarrega mente e o pensamento dos efeitos destas influências;
Quebra-demanda – Combate e quebra quebrar demandas, feitiços, sentimentos de maldade, pensamentos negativos que buscam atingir e prejudicar;
Picão preto – Combate a indisposição física e emocional, o desânimo, realça e estimula a reação positiva e equilibrada do físico e da mente;
Picão branco – Combate e quebra a demanda e feitiço, devolvendo os mesmos para sua origem, para quem os mandou;
Pau-tenente - Controlador do equilíbrio físico, fortalece as defesas contra doenças físicas, orgânicas;
Parapiroba – Quebra, limpa os efeitos e bloqueia contra novas demandas;
Nó de cachorro - Estimula e aguça com naturalidade e controle a sexualidade, permitindo uma vida saudável e equilibrada;
Catuaba – Favorece a concentração, estimula revitaliza as funções orgânicas, capacidade mental e física;
Chapéu de Napoleão - Energético, renovador de forças, do animo, da reação, da iniciativa e competência no estimulo a buscar e conquistar objetivos de vida;
Unha de gato – Revigorador das fragilidades impostas por grandes e pesadas demandas, reforço mental e físico, reabilitando na reação e combate por suas próprias forças;
Comigo ninguém pode – Transformador da reação de combate, força, destemor, decisão positiva, visão clara e corajosa dos problemas que deve combater, persistência e perseverança;










CONTINUA>>>>>>>>>>>>>>>


















9 comentários:

  1. OLHA ESTES ATOS NÃO FAZ PARTE DO CANDOMBLÉ DE NAÇÃO ANGOLA NÃO AMIGO VOCE DEVE ESTA EQUIVOCADO .
    CONHEÇO COMO UMBANDA ISSO

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  2. O AMACI NÃO É COISA DA UMBAND MAIS SIM O PRINCIPAL RITUAL DA UMBANDA AONDE O MEDIUM É PREPARADO PARA O BATISMO...É MUITO LINDO E EMOCIONANTE TAMBEM

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    1. Sueli me sentir agora aliviada com sua Resposta. Sou Yalorixà da Umbanda ha 44 anos, e ouvir ( ler ) "LAVAR A CABEÇA É COISA DA UMBANDA" doeu meu Coração. Algumas pessoas do candomblé nao tem nenhum respeito com a Umbanda, e mal conhecem nossa Linda e Tão milenar Historia. Lavar a Cabeça, é " Coisa" de Quem Tem Amor ao Seu Orixá. Forte abraço Amada.

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  3. Gostaria de sabe se podem mim tirar dúvidas?

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  4. Fui em casa e joguei pra sabe qual são meus orixás
    O.pai falou que meu santo de cabeça estava pedindo uma oferenda dei na volta ele jogou e calor alguma s coisa é disse que iria pagar minha cabeça
    Mas não mim falou o motivo
    Ele olhou no jogo e disse que iria lava minha cabeça
    ESA serimonia e obrigatória ?
    Se eu lava a cabeça e obrigado que eu raspe depois ?
    Sou nova não entendo de nada pergunto porque não gosto de fazer nada sem saber .

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  5. Gostaria de saber o significado de lavar a cabeça com a cachaça?
    Agradecido

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  6. Se prestaram bem atenção no texto, ela faz uma comparação onde o candomblé de angola tem amaci, se levar so pé da letra tem mesmo, pois ficamos deitado em cima das folhas que tem o mesmo significado do amaci. Vamos ser mais realistas e comprar mais as nossas essenciais que vem dos nossos antepassados.
    E não estou desmerecendo a umbanda, pois sei que o fundamento da umbanda é tão forte quanto...
    Mas as coisas estão tão atualizadas pelos homens que acabam esquecendo da onde saiu nossas raízes e ensinamentos.

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  7. Gostei muito. Sou umbanda e kibanda. Vejo o amaciar. Como um privilégio. Para todos. Pois é um ritual,sagrado. E o pri. Aonde passa todos os problemas físico e espiritual. Sinto me feliz em ser umbandistas ha.52 anos. Filho de inhassa com exum.(7encruzilhada). Adorei os significados das ervas. E os rituais. Aquir estamos para aprender todos os dias. Obrigado.

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