No Candomblé, Erê é o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exacto entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos do seu Orixá.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.
O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.
A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.
Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxA palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.
O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.
A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.
Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.
Devemos nos lembrar que um Erê dentro do Candomblé, no processo de iniciação, recebe do Babalorixá ou da Yalorixá um nome novo dado-lhe como que num batismo. Ou seja, o que poderia ser um Joãozinho na realidade Umbanda. Após a iniciação no Candomblé o mesmo pode vir a se chamar depois Escudinho. Para demonstrar bem de que Orixá ele pertence.
Vamos aqui algums exemplos:
Flexinha - Odé;
Joaõzinho Maru;wô - Ogum
Pipoca - Omulu;
Rochinha - Xangô;
Pingo Dourado - Oxum;
Fonte Iluminada - Logun-Edé;
Estrelinha - Yemanjá;
Tempestade - Yansã;
Pilãozinho - Oxaguiã;
Pombinha branca - Oxalufã;
No Candomblé, Erê é o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exacto entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos do seu Orixá.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.
O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.
A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.
Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.Ibeji
Ìbejì é o Òrìsà dos gêmeos. Da-se o nome de Taiwo ao Primeiro gêmeo gerado e o de Kehinde ao último. Os Yorùbá acreditam que era Kehinde quem mandava Taiwo supervisionar o mundo, donde a hipótese de ser aquele o irmão mais velho.
Cada gêmeo é representado por uma imagem. Os Yorùbá colocam alimentos sobre suas imagens para invocar a benevolência de Ìbejì. Os pais de gêmeos costumam fazer sacrifícios a cada oito dias em honra ao Òrìsà .
Conta uma lenda que os Ibejis são filhos paridos por Iansã e jogados nas águas. Osun os abraçou e os criou como se fosse seus filhos.
O animal tradicionalmente associado a Ìbejì é o macaco colobo, um cercopiteco endêmico nas florestas da África Equatorial. A espécie em questão é o colobus polykomos, ou “colobo real”, que é acompanhado de uma grande mística entre os povos africanos. Eles possuem coloração preta, com detalhes brancos, e pelas manhãs eles ficam acordados em silêncio no alto das árvores, como se estivessem em oração ou contemplação, daí eles serem considerados por vários povos como mensageiros dos deuses, ou tendo a habilidade de escutar os deuses. A mãe colobo quando vai parir, afasta-se do bando e volta apenas no dia seguinte das profundezas da floresta trazendo seu filhote (que nasce totalmente branco) nas costas. O colobo é chamado em Yorùbá de edun oròòkun, e seus filhotes são considerados a reencarnação dos gêmeos que morrem, cujos espíritos são encontrados vagando na floresta e resgatado pelas mães colobos pelo seu comportamento peculiar.
Ao contrário dos Erês, entidades infantis ligadas a todos os orixás e seres humanos, são divindades infantis, orixás-crianças. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas…
São divindades gêmeas infantis, é um orixá duplo e tem seu próprio culto, obrigações e iniciação dentro do ritual.
Divide-se em masculino e feminino, (gêmeos). No Oyó cultua-se como Erês ligado a qualidades de xangô e Oxum. Popularmente conhecido como xangô e Oxum de ibeji.
LENDA
Dois pequenos príncipes…
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximo a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.
filhos de Iansã e Xangô…
Iansã e Xangô tiveram dois filhos gêmeos. Só que, quando eles ainda eram pequenos, houve uma epidemia que matou muitas crianças do povo, e um dos gêmeos morreu.
Os pais ficaram desesperados e Iansã, como é amiga dos Eguns, resolveu pedir sua ajuda. Esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia morrido, vestiu-o e enfeitou-o como se fosse para uma festa e colocou-o no lugar de honra da casa.
Todos os dias ela colocava uma oferenda aos pés da imagem e conversava com ela como se fosse seu filho vivo. Comovidos com seu amor pela criança, os Orixás fizeram a estátua viver e Iansã voltou a ter seus dois filhos.
abaixo nomes de alguns que eu conheço:
ERÊ DE EXU= Tição, Chifrinho.
ERÊ DE OGUM= Espadinha, Guerreirinho.
ERÊ DE Oxosse= Flexincha.caninos de prata
ERÊ DE xangô= Trovão, trovoada, gamelinha da justiça, machadinho pilão.
ERÊ DE ossain= folhagem
ERÊ DE omolu= Palhinha
ERÊ DE Ewa= mocinho (a).
ERe DE logum edé= encantado, Belinho.
ERÊ DE obá= guerrinha
ERÊ DE Oya= raio, vento, tachinho, bolinha de fogo.
ERÊ DE oxum= flor de lirio, amorzinho.princesa,
ERÊ DE yemonja= conchinha, ondinha, estrela do mar, maré.
ERÊ DE oxumaré= Arco- iris
ERÊ DENanÂ= lama, lodinho.
ERÊ DE OXALÁ= pombinho de prata, cajado, pilão.etc....
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Cantigas de Erê florzinha Ela gira na cachoeira Oi come uva e adora brincadeira Usa lacinho Pra se enfeitar O seu nome é julinha É um erê de Oxalá -------------------------------------------------------------------------------- Mariazinha Mariazinha da beira da praia, Como é que sacode a saia? Mariazinha da beira da praia, Como é que sacode a saia? É assim, é assim, é assim É assim que sacode a saia É assim, é assim, é assim É assim que sacode a saia -------------------------------------------------------------------------------- Lá no céu tem três estrelas Todas três em carreirinha Lá no céu tem três estrelas Todas três em carreirinha Uma é Cosme, Damião A outra é Mariazinha Uma é Cosme, Damião A outra é Mariazinha -------------------------------------------------------------------------------- Pedrinho Ele é uma criança Ele é um êre Quando as ondas balançam saravá É Pedrinho que vai descer Vem criança da praia Vem criança na areia Ele é filho de Iemanjá Ele é filho da Sereia. -------------------------------------------------------------------------------- Ritinha Abre a roda Abre a roda Que a Ritinha vem brincar Hoje é dia de alegria Vem criança vem brincar Que lindo anjo De candura Vem do céu iluminar Rosa mais pura No jardim de Oxalá Lalaiá -------------------------------------------------------------------------------- Rubinho OLHA AQUI, CHEGOU RUBINHO! CHUVEIRO DO MAR! O SEU PONTO É SEGURO MEU PAI OXALÁ! -------------------------------------------------------------------------------- Pontos de Criança (diversos) -------------------------------------------------------------------------------- Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá -------------------------------------------------------------------------------- Cosme e Damião O que é que eu vou comer ? Peixe da maré Com azeite de dendê ! -------------------------------------------------------------------------------- Fui no jardim colher as rosas A vovózinha deu-me a rosa mais formosa Fui no jardim colher as rosas A vovózinha deu-me a rosa mais formosa Cosme e Damião, ÔOOOh Doun Crispim , Crispiniano São os filhos de Ogum Cosme e Damião, ÔOOOh Doun Crispim , Crispiniano São os filhos de Ogum -------------------------------------------------------------------------------- Bahia é terra de dois Terra de 2 irmãos Governador da Bahia É Cosme e São Damião Bahia é terra de dois Terra de 2 irmãos Governador da Bahia É Cosme e São Damião -------------------------------------------------------------------------------- Bahia é terra de coco Cidade de dois irmãos Bahia é terra de coco Cidade de dois irmãos Governador da Bahia São Cosme e São Damião Governador da Bahia São Cosme e São Damião -------------------------------------------------------------------------------- Hoje tem alegria, hoje tem alegria Hoje tem alegria no dia de hoje Hoje tem alegria. -------------------------------------------------------------------------------- Quem vem, quem vem lá de tão longe São os anjinhos que vêm trabalhar Quem vem, quem vem lá de tão longe São os anjinhos que vêm trabalhar Oi dai-me forças pelo amor de Deus, meu Pai Oi dai-me forças Nos trabalhos meus. -------------------------------------------------------------------------------- Um, dois, três Quatro, cinco, seis Eu vou chamar criança na cabeça de vocês -------------------------------------------------------------------------------- Se eu pedir você me dá Se eu pedir você me dá Um brinquedinho papai P"ra eu brincar Um brinquedinho papai P"ra eu brincar -------------------------------------------------------------------------------- Cosme e Damião a sua casa cheira Cosme e Damião a sua casa cheira Cheira a cravo, cheira a rosa e a botão de laranjeira Cheira a cravo, cheira a rosa e a botão de laranjeira -------------------------------------------------------------------------------- Crianças quando vem lá de Aruanda Inhaçã é quem manda Crianças quando vem lá de Aruanda Inhaçã é quem manda Elas vem gritando auê auê ao romper da aurora Elas vem gritando auê auê ao romper da aurora esquindin, esquindin as crianças brincam assim esquindin, esquindin as crianças brincam assim esquindin, esquindin as crianças brincam assim esquindin, esquindin as crianças brincam assim -------------------------------------------------------------------------------- Que lindo cavalo branco que aquele menino vem montando Descendo naquela serra dizendo que é filho de soldado É Damião, é Damião é Damião no lindo cavalo de Ogum É Damião, é Damião é Damião no lindo cavalo de Ogum -------------------------------------------------------------------------------- Papai me mande um balão pra todas as crianças que tem lá no céu Papai me mande um balão pra todas as crianças que tem lá no céu Tem doce criança tem doce criança tem doce lá no jardim Tem doce criança tem doce criança tem doce lá no jardim -------------------------------------------------------------------------------- Brincadeira de Ibeje, aê, Segura um reino Brincadeira de Ibeje, aê, Segura um reino. -------------------------------------------------------------------------------- Brincando no jardim das rosas, Cosme e Damião vêm na Umbanda trabalhar Louvando o nome de Santa Bárbara Louvando o nome de lemanjá. -------------------------------------------------------------------------------- MEU ANEL DE PEDRA VERDE QUE EU PERDI PELO CAMINHO... QUEM ACHOU FOI O COSMINHO! MEU ANEL DE PEDRA VERDE QUE EU PERDI, CAIU NO CHÃO... QUEM ACHOU FOI O DAMIÃO! Meu anel de pedra verde Que eu perdi no mar azul, Quem achou Foi Doum. -------------------------------------------------------------------------------- Vamos apanhar, caruru, No mato tem. Vamos apanhar caruru, Beira do rio. Vamos apanhar caruru Com o Faísca Vamos apanhar caruru Com Estrelinha Vamos apanhar caruru Com o Tufão Vamos apanhar caruru Com o Chuvisco. -------------------------------------------------------------------------------- Formiguinha d"Angola Como brinca Formguinha d"Angola Vamos brincar. -------------------------------------------------------------------------------- Cosme e Damião, Sua santa já chegou Veio do fundo do mar lemanjá foi quem mandou. Dois dois, sereia do mar, Dois dois, mamãe lemanjá (bis) -------------------------------------------------------------------------------- EU FIZ UMA PRECE EM FORMA DE CANÇÃO EU OFERECI A COSME E DAMIÃO EU PEÇO A ELES QUE EM NOME DE OXALÁ QUE NOS DÊ SAÚDE E PAZ PRA TRABALHAR E NA MINHA PRECE EM FORMA DE CANÇÃO EU LHES PEÇO AINDA SÃO COSME E DAMIÃO PELAS CRIANÇAS FLOR E BOTÃO PELOS VELHINHOS QUE LÁ SE VÃO PELOS SOLDADOS QUE A GUERRA VÃO ACEITE A MINHA PRECE SÃO COSME E DAMIÃO! -------------------------------------------------------------------------------- NO JARDIM DO CÉU BRINCAM AS CRIANÇAS QUANDO ELAS VEM NA TERRA TRAZ AMOR E ESPERANÇA! VENHAM CRIANÇAS, NOS AJUDAR! A CRIANÇA É UMA FLOR E MERECE O NOSSO AMOR PAI OXALÁ QUE AS ABENÇOE! SEMPRE RESTA UMA ESPERANÇA QUANDO CHEGA UMA CRIANÇA! VENHAM CRIANÇAS, VENHAM BRINCAR! FECHA RODA MARIAZINHA VAMOS TODOS CANTAR! ZUM ZUM ZUM CHUPA CHUPETA DOUM! MAS VEJA QUE BELEZINHA A SAIA DA MARIAZINHA! (2X) -------------------------------------------------------------------------------- Ô DOUM, Ô DOUM! CADÊ COSME E DAMIÃO! EU VOU DIZER A PAPAI CAMARADINHA CHEGOU! -------------------------------------------------------------------------------- VAMOS BRINCAR DE RODA! COSME, DAMIÃO, DOUM! ELES VÊM MONTADOS NO CAVALO DE OGUM APANHANDO FLORES PRA MAMÃE OXUM! -------------------------------------------------------------------------------- A ESTRELA E A LUA ERAM DUAS IRMÃS... COSME E DAMIÃO TAMBÉM SÃO DOIS IRMÃOS! OXALÁ MEU PAI... GUIA NOSSOS PASSOS! SOMOS FILHOS DE UMBANDA QUE BALANÇA, MAS NÃO CAI! -------------------------------------------------------------------------------- EU PEDI A OXALÁ PRA MANDAR AS CRIANCINHAS PRA VIR NA BANDA BRINCAR E TRABALHAR! TEM COCADA TEM GUARANÁ Ó CRIANÇAS VENHAM ME AJUDAR! -------------------------------------------------------------------------------- MARIAZINHA (RITINHA ETC) DA BEIRA DA PRAIA... COMO É QUE SACODE A SAIA ? É ASSIM, ASSIM, ASSIM... ASSIM QUE SACODE A SAIA! Juquinha (Pedrinho ETC) da beira da praia Como é se que abana o boné ? É assim, assim, assim Assim que se abana o boné -------------------------------------------------------------------------------- BRINQUEDINHOS VAMOS BRINCAR! TODOS BRINCAM, VAMOS BRINCAR! -------------------------------------------------------------------------------- SE A CRIANÇA PEDIR VOCÊ LHE DÁ UM LINDO BRINQUEDINHO PRA ELA BRINCAR! SE A CRIANÇA PEDIR VOVÓ VAI DAR UM LINDO BALANCINHO NO FUNDO DO MAR! -------------------------------------------------------------------------------- É MA LÊ LÊ! MENINO DO CÉU É MA LÊ LÊ! (2X) -------------------------------------------------------------------------------- Crianças, crianças! Crianças de Umbanda! Crianças, crianças! Crianças de Umbanda! Para vencer demanda, Crianças, minhas Crianças! Para vencer demanda, Crianças, minhas Crianças! -------------------------------------------------------------------------------- Subida das Crianças -------------------------------------------------------------------------------- Andorinha que voa , voa andorinha Leva as crianças pro céu Andorinha Andorinha que voa , voa andorinha Leva as crianças pro céu Andorinha XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX |
A ESTRELA LA NO CEU BRILHOU
JOAOZINHO QUE APARECEU
SAO COSME E SAO DAMIAO E DOUN
GUIAI ESSES FILHOS SEUS.
Lá no céu tem três estrelas
Todas três em carreirinhas
Uma é cosme e damião
A outra é Mariazinha
papai me mande um balão pra todas crianças q vem lá do céu (bis)
Eu quero doce, eu quero bala
Eu uqero bola pra passar na sua cara(bis)
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COMIDAS FAVORITAS
MARIAZINHA DA BEIRA DA PRAIA
COMO É QUE BALANÇA A SAIA(BIS)
É ASSIM,É ASSIM,É ASSIM
É ASSIM QUE BALANÇA A SAIA.(BIS)
Gostaria de receber a historia de estrelinha (umbanda e Candomble) SE FOREM DIFERENTES meu e-mail brunogbellotto@gmail.com muito obrigado
ResponderExcluirAh que nostalgia que me bateu, minha mãe, que já é falecida incorporava Trovão, eu gostava tanto dele, ele era MUITO preguiçoso e adorava carne do sol rsrs.
ResponderExcluirEu gostaria de saber a historia de ritinha
ResponderExcluirEu gostaria de saber a historia de ritinha
ResponderExcluirgostaria de saber a estoria da erê estrelinha do mar... meu email é edilennegs112@gmail.com
ResponderExcluirdesde já obrigado.
gostaria de saber a estoria da erê estrelinha do mar... meu email é edilennegs112@gmail.com
ResponderExcluirdesde já obrigado.
A história da damiana
ResponderExcluirTbm
ExcluirA história da damiana
ResponderExcluirParabens a todos gostei muito...
ResponderExcluirParabens a todos gostei muito...
ResponderExcluirOi meu nome e Tatiane e gostaria de saber como e o nome do Ere queim e filho de Iemanjá com omolu
ResponderExcluirGostaria de saber a história de estrelinha. Me enviem por favor laiscistaps@yahoo.com.br
ResponderExcluirGostaria de saber a história de estrelinha. Me enviem por favor laiscistaps@yahoo.com.br
ResponderExcluirmuito bom os pontos, acho que seria interessante se vcs colocassem os ritmos (nome dos toques para cada cantiga) acredito que tornaria muito mais informativo, pois a pessoa que ler ja vai ter o conhecimento do ritmo até mesmo pra quem tiver o primeiro contato com a cantiga...
ResponderExcluirmas, parabens é sempre bom compartilhar conhecimentos
muito boa as cantigas, acho que seria interessante se vcs colocassem os ritmos (nome dos toques para cada cantiga) acredito que tornaria muito mais informativo, pois a pessoa que ler já vai ter o conhecimento do ritmo até mesmo pra quem tiver o primeiro contato com a cantiga...
ResponderExcluirmas, parabéns é sempre bom compartilhar conhecimentos.
MUKUIU!!!
muito boa as cantigas, acho que seria interessante se vcs colocassem os ritmos (nome dos toques para cada cantiga) acredito que tornaria muito mais informativo, pois a pessoa que ler já vai ter o conhecimento do ritmo até mesmo pra quem tiver o primeiro contato com a cantiga...
ResponderExcluirmas, parabéns é sempre bom compartilhar conhecimentos.
MUKUIU!!!
Poxa gostaria de ver imagem do erê raio de sol
ResponderExcluirBom dia, Vc conhece a história do erê raio de Sol, se souber me conte por favor. Obrigada
ExcluirBoa noite! Gostei muito do artigo em geral, gostaria de saber mais sobre o erê pipoca, que gosta de comer e que brinquedo se é que goste? Outra dúvida ele por ser do orixá omulu ele se designa da mata, cachoeira ou praia. Segundo Santo é Iemanjá. Aguardo um esclarecimento maior. Desde já agradeço.
ResponderExcluirComo vcs respondem por e-mail o meu é shelena7018@gmail.com ou shelena-ribeiro@hotmail.com ou a resposta é enviada por aqui mesmo na página? Aguardo ctt
ExcluirSandra Helena
Alguém já ouviu falar da erê mariazinha da pedreira?
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirQueria saber mais sobre o trovão
Eu sou apaixonada por ele .
Meu email quelecristine20@gmail.com
Excluirtambém gostaria de saber mais
ExcluirEu gostaria de saber da bolinha de fogo ? Procurei mas nunca achei
ResponderExcluirGostaria de saber da historia da erê pedrita😢 n acho em nenhum lugar
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre erê Andorinha. Não se encontra nada na internet
ResponderExcluirGostaria de saber sobre a história de estrelinha
ResponderExcluirGostaria de saber sobre a história de AREINHA DOURADA.
ResponderExcluirQueria saber sobre a ereia tempestade
ResponderExcluirQueria saber tudo do erê pilãozinho
ResponderExcluirGostaria de saber sobre Erê Flor de Lis, alguém pode me ajudar por favor!
ResponderExcluirAlguem sabe a história da erê ondinha
ResponderExcluirGostaria de saber a história da Erê tempestade. Alguém me sabe dizer. Obrigado
ResponderExcluircfgraquel@gmail.com
Gostaria de receber a história da erê raio de sol (efvoltaica@gmail.com). Grato.
ResponderExcluirGostaria de saber sobe Era Damiana
ResponderExcluirEra Damiana
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer a história dos erês espadinha e areinha. Me mande no meu email- (jaccybarros@gmail.com),muito grata a quem puder me ajudar por favor.
ResponderExcluirQueria saber a história de palhinha
ResponderExcluir