terça-feira, 12 de março de 2013

IROKO


Saudação:         Iroko Issó! Eró!Iroko                                          

                                                   Kissilé.

Dia da Semana: Terça-feira.
Cores: Branco, Verde (ou Cinza)castanho
Símbolo: tronco
Domínios: Ancestralidade
Saudação: Iroko Issó! Eró!Iroko Kissilé.


Ìròkò (Irôco)
(por Mário Ifágbóògun Filho)

A árvore sagrada conhecida por Ìròkò na África pertence à espécie Chlorophora/Milicia Excelsa/Regia; no entanto, em face da dificuldade em se trazer mudas desta árvore quando do início do Candomblé no Brasil, a Gameleira Branca, Ficus Doliaria, a substituiu. Foi uma adaptação necessária, como tantas outras adaptações acontecidas em nosso país.
A árvore Ìròkò por si só é sagrada e considerada como um Orixá vivo; entretanto, no Brasil, ela só se tornará um Orixá quando for preparada para isso. Após sua preparação ela recebe o pano branco (ọ̀jà àlà) que lhe é amarrado, passando, assim, a ser o próprio Orixá. Para os Iorubás a intersecção entre o tronco da árvore e o solo é considerada como um eixo horizontal/vertical, que representaria o centro do universo, a encruzilhada cósmica, sendo neste lugar depositadas todas as oferendas para Ìròkò. Acredita-se que é um lugar pleno de axé, onde os Orixás e Antepassados se reúnem. Por isso uma das saudações a Ìròkò é: A jùbá Ìròkò, Igi Ọ̀run (Saúdo Iroko, a Árvore do mundo espiritual).
Ìròkò é uma árvore sagrada para os Konnoh (Serra Leoa), Manon (Libéria e Guiné), Diafoba (Costa do Marfim e Guiné), Yorùbá (Benin, Togo, Nigéria) e Fon (Guiné e Benin). Esses povos fazem oferendas aos pés de Iroko utilizando-se obi (noz de cola), arroz, fios de algodão, folhas de màrìwò etc. É comum essas oferendas serem entregues por crianças. A sua madeira é utilizada para a fabricação de máscaras sagradas e das estátuas de divindades.
A árvore Ìròkò é utilizada para fins medicinais (folhas e cascas). Seu uso é associado à fertilidade a ao bem estar geral. Crê-se que Ìròkò protege as comunidades em que estão plantadas das epidemias, acidentes, azar, insucesso e doenças em geral.
Na verdade, Ìròkò é uma divindade originária dos Fon (antigo Dahome, atual Benin), ou seja, é um Vodun (divindade cultuada no Candomblé Jêje) cujo nome é Loko, sendo um dos principais Vodun do panteão Jêje. Foi muito comum a intercambiação de divindades entre os Iorubás e os Fon, como, p.ex., Oxumarê e Nanã, para citar alguns.
É muito comum colocar-se aos pés do Ìròkò (Loko) os assentamentos dos Òrìṣà (Vodun), especialmente de Èṣù (Legba), Ògún (Gu), Ọṣùmaré (Dan) e dos ancestrais ilustres, Egúngún. 
Para os Fon Loko é a divindade patrona de todas as árvores (Atin). Na mitologia dos Fon ele é irmão de Ayaba, divindade protetora dos lares. Ambos são filhos do casal mítico Mawu e Lisa, sendo Loko o primogênito; entretanto, algumas lendas dizem que Sakpata seria o primogênito.
Ìròkò (Loko) está intimamente ligado ao culto de Ifá (Fá), sendo que há inúmeras lendas que afirmam que ele era um adivinho.
Para ilustrar a importância que Loko tem entre os Fon, trago uma de suas lendas que traduzi há algum tempo:
Em tempos remotos, Loko era apenas uma simples árvore.
Havia um homem que fazia cabos de enxada. 
Seu nome era Kakpo. 
Ele costumava ir à floresta para cortar árvores e assim obter madeira. 
Certa vez ele encontrou uma árvore muito boa para cortar. Ele iria cortar Loko.
Então, Loko lhe disse: “não me corte, nenhum ser humano pode me cortar!”
Havia três Voduns que viviam na árvore de Loko. 
Dan (um tipo de cobra, conhecida como Oxumarê para os Iorubá), Dangbe (cobra píton, a mesma mọ̀nà-mọ̀nà que acompanha Ògún) e Tohwiyo (ancestrais ilustres) do clã dos Ayato (um dos povos que formava o povo Fon do Dahome).
Loko possuia sete pequenas cabaças. 
Loko disse ao pobre homem: “Vire-se para mim”. 
Loko disse a ele: “Se eu lhe der riqueza, você fará o que eu lhe disser?
O pobre homem respondeu: “Sim!”
Loko lhe deu as sete pequenas cabaças. 
Loko lhe disse: “Encontre um lugar aprazível e tranquilo e quebre uma por uma no chão”. 
Loko disse: “Se eu lhe der riqueza você me dará um boi anualmente!”
Aquele lugar onde o homem quebrou a primeira cabaça se tornou sagrado. 
Ele, então, quebrou a segunda cabaça, muitas casas surgiram. 
Quando ele quebrou a terceira, as casas foram cercadas por grandes muralhas. 
Com a quarta, uma liteira e um trono surgiram para suprir as necessidade de um rei. 
Ele quebrou a quinta e ele viu muitas pessoas no interior das casas. 
Ele quebrou a sétima e encontrou Fa (Ifá) e Legba (Èṣù), e todas as coisas necessárias para adorá-los.
Porém, Kakpo não deu a Loko o boi que havia prometido.
Agora, Loko se transformou em um homem. 
Ele está usando uma roupa feita de ráfia (palha da costa).
Loko se dirigiu ao reino de Kakpo para lhe pedir um copo de água. 
Ele encontrou o assessor do homem que havia se tornado um rei. 
Loko lhe perguntou por seu mestre. 
O assessor bateu nele, bateu-lhe com um chicote. Loko foi-se. 
Ele voltou pela segunda vez e o mesmo se repetiu. 
Ele voltou a terceira vez. Os súditos estavam ocupados cultivando para o rei. Os aldeões bateram em Loko com sua enxadas.
Loko começou a cantar uma canção:
Abaixem as enxadas,
Venham, um por um e dancem para mim
Vocês bailarinos, dançam melhor.
Loko cantava assim e enquanto cantava, 
de uma só vez todas as pessoas que cultivavam desapareceram. 
Os muros desapareceram. 
As casas desapareceram. 
Kakpo se tornou pobre novamente. 
Loko deixou apenas a roupa de ráfia. 
Fa retornou ao reino de Ifẹ̀ (capital do reino Iorubá, fazendo alusão aos Iorubá e a  Ifá, cujo culto nascei e, Ilé Ifẹ̀)
O pobre homem procurou novamente Loko. 
Ele se curvou diante de Loko, colocando sua testa na poeira do solo. 
Ele implorou e suplicou que Loko o perdoasse. 
“Eu vou lhe dar o boi que eu lhe havia prometido”. 
Loko recusou. É por esse motivo que existem tantos negros pobres.
(HERSKOVITS, Melville Jean; HERSKOVITS, Frances Shapiro.  Dahomean Narrative: A Cross-Cultural Analysis. Ilinois, Northwestern University Press, 1958, pp. 165-166, tradução minha)


No Brasil, Iroko é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação ketu. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixá chamados Iji, de origem daomeana: NanãObaluaiyê,Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Iroko também guarda estreita ligação com as ajés, as senhoras do passaro. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
No Brasil, Iroko habita principalmente a gameleira branca, cujo nome científico é ficus religiosa. NaÁfrica, sua morada é a árvore iroko, nome científico chlorophora excelsa, que, por alguma razão, não existia no Brasil e, porém recentemente fora constatada a existência de 6 árvores deste tipo raro, 1 noGantois em Salvador, 1 no Ilê Obá Nila no Rio de Janeiro, 1 no Terreiro Caxuté em Valença /Bahia,1 na Casa Branca do Engenho Velho também em Salvador, as demais não foram confirmadas sua originalidade ainda, apesar dos relatos.
Para o povo yorubá, Iroko é uma de suas quatro árvores sagradas normalmente cultuadas em todas as regiões que ainda praticam a religião dos orixás. No entanto, originalmente, Iroko não é considerado um orixá que possa ser "feito" na cabeça de ninguém.
Para os yorubás, a árvore Iroko é a morada de espíritos infantis conhecidos ritualmente como "abiku" e tais espíritos são liderados por Oluwere. Quando as crianças se vêem perseguidas por sonhos ou qualquer tipo de assombração, é normal que se faça oferendas a Oluwere aos pés de Iroko, para afastar o perigo de que os espíritos abiku levem embora as crianças da aldeia. Durante sete dias e sete noites o ritual é repetido, até que o perigo de mortes infantis seja afastado.
O culto a Iroko é um dos mais populares na terra yorubá e as relações com esta divindade quase sempre se baseiam na troca: um pedido feito, quando atendido, sempre deve ser pago pois não se deve correr o risco de desagradar Iroko, pois ele costuma perseguir aqueles que lhe devem.
Iroko está ligado à longevidade, à durabilidade das coisas e ao passar do tempo pois é árvore que pode viver por mais de 200 anos.                                                                                                                       




a

Iroko é um Orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo. Iroko é o comandante de todas as árvores sagradas, o vanguardeiro, os demais Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele é Iggi Olórun, a árvore do Senhor do Céu.
Iroko, Iroco ou Roko (do iorubá Íròkò) é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponde ao Inquice Tempo na nação Angola ou Congo.
Em todas as reuniões dos Orixás está sempre presente Iroko, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam directamente na sua acção eterna. É um Orixá pouco conhecido dos seres vivos ou mortos, nascidos ou por nascer. Toda a criação está nos seus desígnios.
É o Orixá Iroko, implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço, que acompanha, e cobra, o cumprimento do Karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.
Conhecido e respeitado na Mesopotâmia e Babilônia como Enki, o Leão Alado, que acompanha todos os seres do nascimento ao infinito; cultuado no Egito como Anúbis, o deus Chacal que determina a caminhada infinita dos seres desde o nascimento até atravessar o Vale da Morte. Também venerado como Teotihacan entre os Incas e Viracocha entre os Maias como o Senhor do Início e do Fim; também presente no Panteão Grego e Romano, onde era conhecido e respeitado como Cronus, o Senhor do Tempo e do Espaço, que abriga e conduz a todos inexoravelmente ao caminho da Eternidade.
É o Tempo também das mudanças climáticas, as variações do tempo-clima. Guardião das florestas centenárias é o colectivo das árvores grandiosas, guardião da ancestralidade.
Em África, a sua morada é a árvore iroko, Milicia excelsa (antes classificada como Chlorophora excelsa), chamada “amoreira africana” na África de língua portuguesa. É uma árvore majestosa, encontrada da Serra Leoa à Tanzânia, que atinge 45 metros de altura e até 2,7 metros de diâmetro.
No Brasil, onde essa árvore não existe, diz-se que Iroko habita a gameleira branca, Ficus gameleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um “ojá” (laço de pano branco) ao seu redor.
Iroko representa a ancestralidade, os nossos antepassados, pais, avós, bisavós, etc., representa também o seio da natureza, a morada dos Orixás.
Desrespeitar Iroko (a grande e suntuosa árvore) é o mesmo que desrespeitar a sua dinastia, os seus avós, o seu sangue… Iroko representa a história do Ilê (casa), assim como do seu povo… protegendo-o sempre das tempestades.
Ao contrário da maioria dos orixás, este não costuma “baixar” nas festas de santo. É reverenciado por meio de oferendas à árvore que o representa. Os animais a ele consagrados são a tartaruga e o papagaio.
Iroko é um Orixá pouco cultuado tanto no Brasil como em Portugal, e os seus filhos também são muito raros. Os seus filhos, no entanto, são sempre muito protegidos pelo seu Orixá.



Características dos filhos de Iroko
Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.
Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem.
Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.
Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.
Um defeito grande, é o facto de não conseguirem guardar segredos.
Iroko Kisselé; Eró Iroko issó, eró!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                            LENDAS                                           
TRANSFORMAÇÃO DOS ORIXÁS

Todos os orixás correram para o pé de IROKÔ, para uma grande junção, chegaram trazendo suas comidas prediletas:
Xangô > levou amalá.
Ogum> levou inhame assado.
Odé> levou milho amarelo.
Omulu> levou pipoca e feijão preto.
Ossaim> levou farofa de mel de abelhas.
Oxumarê> levou farofa de feijão.
Oxalufã> levou milho branco.
Oxaguiã > levou bolos de inhame cozido.
Orunmilá> levou ossos.

Bará > chegou correndo e levou cachaça.


Ajoelhou-se nos pés deIROKÔ e jogou 3 pingos no chão, 

cheirou 3 vezes e bebeu um pouco.

Neste momento IROKÔtransformou-se em árvore, Ogum 


em cachorro, Odé em vaga-lume, Omulu em aranha,Oxalá 

em lesma, Oxumarê em cobra, Xangô em cágado e as 

comidas ficaram no pé da árvore.









Iroko é um Orixá pouco cultuado no Brasil; Seus filhos também são raros.
Iroko vive na mais suntuosa árvore que há numa roça de candomblé’ e também nas matas.
Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravôs. Representa também o seio da natureza, morada dos orixás…
Desrespeitar iroko, (grande e suntuosa árvore ) é desrespeitar sua dinastia, seus avós, seu sangue…
Iroko representa a história do ylé, assim como, de seu povo…
Protegendo sempre o mesmo das tempestades.
Iroko protege muito seus filhos…
Arquétipos:
Eloqüentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem.
Se apaixona com facilidade, assim como gostam de liderar.
Dotados de senso de justiça, são amigos queridos e inimigos terríveis. Porem se reconciliam facilmente. Não conseguem guardar segredos.
Lendas:
QUEM PROMETE A IROCO DEVE CUMPRIR.
Havia uma vendedora de obis e orobôs que todos os dias, ao ir para o
mercado, passava por um grande pé de iroco e lhe deixava uma oferenda, pedindo que ajudasse a engravidar, assim mais tarde, teria alguém para ajudá-la com a mercadoria que carregava na cabeça num pesado balaio e, também companhia na velhice.
Prometia a Iroco um bode, galos, obis, orobos e uma série de oferendas da predileção do Orixá da Arvore.
A mulher concebeu e deu a luz a uma filha, esquecendo-se da promessa no mesmo instante. Ao ir para o mercado, escolhia outro caminho, esquivando-se de passar perto de Iroco, com medo que o Orixá cobrasse a promessa.
A menina cresceu, forte e sadia e, um dia a mulher teve necessidade de
passar, com a filha, perto de Iroco.
Não tinha outro jeito se não por ali. Saudou a arvore, sem se deter, e
seguiu seu caminho, com o balaio na cabeça.
A criança parou junto a quem lhe tinha dado a vida (sem de nada saber), achando Iroco belo e majestoso.
Apanhou uma folha caída no chão e não se deu conta que a mãe seguia em frente, andando mais depressa que de costume, quase correndo. Quando a mulher percebeu que tinha caminhado ligeiro demais, já estava muito afastada da menina.
Olhando para trás. Viu a arvore bailando com a criança e falando da promessa abandonada. As enormes raízes abriram um buraco na terra, suficientemente grande para tragar a menina, propriedade do orixá.
“Quem prometer, que cumpra”.

  (Foto: reprodução)
  (Foto: Reprodução)



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
























ZUELAS DE IROKO (no ketu)


zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

















Nenhum comentário:

Postar um comentário