ZUELA
Filho de Pemba bebe água no rochedo,
Filho de Ogum corre campo e não tem medo.
Filho de Pemba bebe água no rochedo,
Filho de Ogum corre campo e não tem medo.
Vou pedir ao Criador, que derrame o Seu Amor,
Aos nossos Guias e ao nosso Babalaô
Aos nossos Guias e ao nosso Babalaô
Filho de Ogum corre campo e não tem medo.
Filho de Pemba bebe água no rochedo,
Filho de Ogum corre campo e não tem medo.
Vou pedir ao Criador, que derrame o Seu Amor,
Aos nossos Guias e ao nosso Babalaô
Aos nossos Guias e ao nosso Babalaô
UMA DAS FORMAS DE FAZER A PEMBA DE OXALÁ
Pemba Branca
Patchouli
Nós Moscada
Pó de Sandálus
Obí
Fava de Aridan
Mangericão
Tapete de Oxála
Emburana de Cheiro
Folha de Prata
Anis Estrelado
Anis Estrelado
Alecrin do Campo
Folha de Eucalipto ( folha redonda femea )
Folha de eucalipto ( Comrpido Macho )
Folha de Colonia Branca
Nega Mina
Cravo da India
Modo de fazer :
As folhas deve-se torrar as sementes deve-se Ralar ou moer num Pilão de Oxalá
Se for feita ou aplicado de forma incorreta, poderá produzir resultados diferentes daqueles esperado
A sua confecção trata-se de um processo muito difícil.
Faz-se necessário uma espécie de retiro para a concentração e equilíbrio do material preparado.
Pemba de EXU - Chamada Pomba preta, material que contém tudo que possa arruinar a vida de qualquer pessoa, se quer destruir qualquer pessoa peça um gongá (Pemba chamada no Orubá)
Pemba de CORREDEIRA - Pemba que serve para afugentar quaquer individuo, a pessoa se desgosta e vai embora para nunca mais voltar.
Pemba de OXUM - Pemba do amor, da fatilidade, da riqueza, serve para atrair a pessoa amada, dando-lhe também saúde, riqueza e amor.
Pemba de OXOSSI - Pemba da prosperidade, da fatura, quem usa essa pemba nunca lhe faltará fartura em sua casa.
Pemba de OGUM - Pemba que serve para combater demandas, feiticos e batalhas, serve também para prosperidade.
Pemba de OXALÁ - Pemba da paz, da tranquilidade, da prosperidade, a mais usada no candomblé, serve para limpeza de corpo, sacudimentos, essa pemba é preparada com raizes africanas.
Banhos
Banho para abrir caminhos - Banho para abertura de caminhos, folhas de macaçá, mangericão e palma da rainha.
Banho de Abô - banho que serve para limpar as impurezas.
Garrafadas - Bebida apropriada para aborto, limpeza de intestino.
Garrafada para parar de beber - Serve para pessoas que estão com vicios, alcoolatras ou com encostos espirituais.
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INGREDIENTES DO PÓ DE PEMBA "ATIM"
INGREDIENTES DO ATIM
Açucar mascavo
Cinzas de carvão vegetal
Orogbô ralado
Obi. Ralado
Dandâ da Costa ralado
Lelecum. em pó
Canela, em pó
Sandalo em pó
Erva.doce
Aridã ralado
Noz-moscada ralada
Pitchuri em pó
Corimã ralada
Folha de capeba seca.
certos fundamentos devem ficar restritos aos terreiros. ou o
efeito alcançado é o oposto ao desejado.
INGREDIENTES DO ATIM
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Dandâ da Costa, ralado Lelecum. em pó
Canela, em pó
Sandalo em pó
Erva.doce
Aridã ralado
Noz-moscada. ralada Pitchuri. em pó
Corimã ralada
Folha de capeba seca.
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Para traçar pontos que servem de firmeza e captação de forças para os trabalhos. Servem também aos Exús para trancar a gira do mal.
A pemba legítima é aquela que vem da África. A pemba é um dos mais antigos talismãs. É com ela que as entidades riscam seus pontos e o ponto riscado é a identidade da Entidade. Funciona como elemento de magia e é muito importante na condução dos trabalhos. Seu ponto riscado é a concentração da energia, é seu ponto de força. .
Os médiuns burizados, assentados e coroados são baterias de energia. A pemba é um imã móvel. Nossos movimentos são a energia mecânica carregando os médiuns de energia positiva. Os médiuns, devidamente equilibrados com as energias dos Orixás, Guias e Protetores, podem, pelo seu campo magnético, atingir os sistemas psicossomáticos dos consulentes, promovendo a cura de diversas doenças.
A pemba como é denominada , encontrado na maioria das vezes em cor branca e em formato de pequenos bastões. A pemba é amplamente usada nos trabalhos de magia, servindo para riscar no terreiro os pontos riscados. Existem pembas de diversas cores, sendo elas correspondentes às cores das linhas de Umbanda. Portanto é natural encontrarmos um ponto riscado com pemba verde sendo este pertencente a um espírito da linha de Oxóssi, considerando que a cor predominante da linha é verde e conseqüentemente nas outras cores sempre norteando a linha de origem.
Ela exterioriza o pensamento do guia, que tem nos riscos da pemba a sua escrita, para com ela oferecer aos homens a sua carta de apresentação, revestida de todos os poderes que ele trás consigo. Quando um filho de Umbanda se apresenta perturbado num terreiro e é cruzado com a pemba, isso representa a escrita divina através da magia, para chamar à razão a entidade obsessora. Fechar um corpo através da pemba, para muito de vós nada significa, mas para nós espíritos, isso representa um círculo em que o espírito do obsedado repousará para ter no astral o afastamento das forças perturbadoras, que circulavam em torno de si.
A pemba legítima é aquela que vem da África. A pemba é um dos mais antigos talismãs. É com ela que as entidades riscam seus pontos e o ponto riscado é a identidade da Entidade. Funciona como elemento de magia e é muito importante na condução dos trabalhos. Seu ponto riscado é a concentração da energia, é seu ponto de força. .
Os médiuns burizados, assentados e coroados são baterias de energia. A pemba é um imã móvel. Nossos movimentos são a energia mecânica carregando os médiuns de energia positiva. Os médiuns, devidamente equilibrados com as energias dos Orixás, Guias e Protetores, podem, pelo seu campo magnético, atingir os sistemas psicossomáticos dos consulentes, promovendo a cura de diversas doenças.
A pemba como é denominada , encontrado na maioria das vezes em cor branca e em formato de pequenos bastões. A pemba é amplamente usada nos trabalhos de magia, servindo para riscar no terreiro os pontos riscados. Existem pembas de diversas cores, sendo elas correspondentes às cores das linhas de Umbanda. Portanto é natural encontrarmos um ponto riscado com pemba verde sendo este pertencente a um espírito da linha de Oxóssi, considerando que a cor predominante da linha é verde e conseqüentemente nas outras cores sempre norteando a linha de origem.
Ela exterioriza o pensamento do guia, que tem nos riscos da pemba a sua escrita, para com ela oferecer aos homens a sua carta de apresentação, revestida de todos os poderes que ele trás consigo. Quando um filho de Umbanda se apresenta perturbado num terreiro e é cruzado com a pemba, isso representa a escrita divina através da magia, para chamar à razão a entidade obsessora. Fechar um corpo através da pemba, para muito de vós nada significa, mas para nós espíritos, isso representa um círculo em que o espírito do obsedado repousará para ter no astral o afastamento das forças perturbadoras, que circulavam em torno de si.
Ô Salve a Pemba
Também salve a toalha
ô Salve a Pemba
Também salve a toalha
Salve a coroa é de nosso N'zâmbi maior
Salve a coroa é de nosso N'Zâmbi maior
O Ke mpembê pá
Sine manakualê
Mpembê
Lenda da Pemba
Houve uma época em que as diembu bantu (tribos bantu)
sofriam com a morte, principalmente de crianças e as mulheres
com hemorragia não conseguiam parir.
O Sobá (rei) então procurou o Nganga ia Ngombo (adivinho)
e sugeriu que fizesse uma consulta através
do minenge ia ngombo (cesto da adivinhação),
para saber o motivo daquele sofrimento.
Nganga então obteve a resposta, as tribos bantu estavam
sendo atacadas por Mgungula(espíritos trevosos)
e que deveriam prestar culto ao Nkisi Kitembu (Nkisi da vida e da evolução),
para que a vida voltasse ao seu ciclo natural.
O Sobá imediatamente reuniu todas as tribos bantu e fizeram grande oferenda
ao Nkisi Kitembu e da terra brotou um pó branco "PEMBA"
que até hoje podemos ver em barrancos.
PEMBA é o espírito do grande pai de todas as tribos bantu "Nkulu a Lunga"
e esfregaram ao corpo aquele pó branco ficando livre de qualquer maldade.
Assim, o povo bantu cresceu por toda a África e em homenagem ao Nkisi Kitembu
levantaram um mastro bem alto com uma bandeira branca
na ponta simbolizando "PEMBA"
que quando balança com o vento, mostra a direção que o povo bantu
deve seguir para não ter sofrimento.
Kitembu é simbolizado por uma grelha (suplício, sofrimento),
uma escada (crescimento, evolução) uma seta que aponta
o duilo (fazendo uma ligação entre o céu e a terra), um ancinho,
instrumento agrícola próprio para juntar palhas (restos do suplício humano)
e cabaça (masculino e feminino, como conta a criação).
Houve uma época em que as diembu bantu (tribos bantu)
sofriam com a morte, principalmente de crianças e as mulheres
com hemorragia não conseguiam parir.
O Sobá (rei) então procurou o Nganga ia Ngombo (adivinho)
e sugeriu que fizesse uma consulta através
do minenge ia ngombo (cesto da adivinhação),
para saber o motivo daquele sofrimento.
Nganga então obteve a resposta, as tribos bantu estavam
sendo atacadas por Mgungula(espíritos trevosos)
e que deveriam prestar culto ao Nkisi Kitembu (Nkisi da vida e da evolução),
para que a vida voltasse ao seu ciclo natural.
O Sobá imediatamente reuniu todas as tribos bantu e fizeram grande oferenda
ao Nkisi Kitembu e da terra brotou um pó branco "PEMBA"
que até hoje podemos ver em barrancos.
PEMBA é o espírito do grande pai de todas as tribos bantu "Nkulu a Lunga"
e esfregaram ao corpo aquele pó branco ficando livre de qualquer maldade.
Assim, o povo bantu cresceu por toda a África e em homenagem ao Nkisi Kitembu
levantaram um mastro bem alto com uma bandeira branca
na ponta simbolizando "PEMBA"
que quando balança com o vento, mostra a direção que o povo bantu
deve seguir para não ter sofrimento.
Kitembu é simbolizado por uma grelha (suplício, sofrimento),
uma escada (crescimento, evolução) uma seta que aponta
o duilo (fazendo uma ligação entre o céu e a terra), um ancinho,
instrumento agrícola próprio para juntar palhas (restos do suplício humano)
e cabaça (masculino e feminino, como conta a criação).
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Formas de Apresentação das entidades
Autênticas: São Entidades que realmente se apresentam da forma que foram na última reencarnação. Exemplo: Um Caboclo Autêntico foi Caboclo na sua última encarnação.
Reajustadas: São Entidades que se apresentam de forma diferente do que foram na última reencarnação, por força de suas missões espirituais ou até por medida disciplinar. Exemplo: Um Caboclo Reajustado foi Negro em sua última encarnação (ou de outra raça).
Sacrificial: São as Entidades que se apresentam em uma das Três Formas de Apresentação da Umbanda mas nunca tiveram passagem pela Terra (nunca foram encarnados). Exemplo: Um Caboclo Sacrificial (em missão sacrificial) nunca esteve encarnado na Terra.
Autêntico | Reajustado | Sacrificial |
Caboclos | ||
---|---|---|
Pretos Velhos | ||
Crianças | ||
Chave
A Chave - identifica a Vibração Original
Grau | Oxalá | Oxóssi | Ogum | Xangô | Yemanjá | Yori | Yorimá |
1º | |||||||
2º | |||||||
3º |
Raiz
A Raiz - identifica o plano da Entidade, as Ordens e Direitos, tipos de trabalho, movimentos, etc.
Grau | Oxalá | Oxóssi | Ogum | Xangô | Yemanjá | Yori | Yorimá |
4º | |||||||
5º | |||||||
6º | |||||||
7º |
Esquematicamente, dividimos um PONTO em 5 setores.
O setor A - Refere-se ao sinal que identifica a Entidade Espiritual, o plano e o grau da mesma. (Raiz)
O setor B - As Ordens e Direitos que essa Entidade traz.
O setor C - As atividades que ela ordena ou é ordenada, comanda ou é comandada.
O setor D - Os elementos fixadores ou dissipadores.
O setor E - O movimento executado - o tipo de trabalho (este sinal é afeto somente aos Orixás e Guias).
Pontos Riscados
Oxalá
Oxóssi
Ogum
Xangô
Yemanjá
Yori
Yorimá
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Consagração da Pemba Encantamentos
Os elementos místicos que podem ser somados com a pemba são:
Cantigas de Pemba
Cantar as cantigas de cruzamento de terreiro (Pois isto permite uma mentalização dos médiuns e abre uma porta para os mundos superiores através da concentração de todos para aquele ato), as cantigas podem ser:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Os elementos místicos que podem ser somados com a pemba são:
Pemba branca
Fava divina ralada
Fava de vida
Fava de sorte
Fava de saúde
Dandá da costa ralada
Pó de sândalo
Essência de Mirra
Entre outros elementos...
Cantar as cantigas de cruzamento de terreiro (Pois isto permite uma mentalização dos médiuns e abre uma porta para os mundos superiores através da concentração de todos para aquele ato), as cantigas podem ser:
Vamos cruzar nosso terreiro,
Vamos cruzar nosso gongá,
Vamos cruzar a nossa gira
É na fé de Pai Oxalá
Encruza, cruza a pemba
Encruza, cruza a pemba
Firma o Terreiro do Meu Pai Ogun (Pode ser o nome do Dono do Congá)
Para cruzar a coroa do médium em Amaci ou qualquer cruzamento
Encruza, encruza
encruza com pemba encruza.
Encruza, encruza
encruza com pemba encruza.
Encruza com pemba encruza
na fé de Oxalá encruza.
Cantiga para saudar a Pemba e assoprar pelo terreiro
Eu zamburô Pemba, meu pai
Pemba eu zamburê
Eu Zamburô Pemba, meu pai
Pemba eu zamburê
Cantiga para pedir Ponto Riscado na confirmação do guia
A Lei que está no Céu
É a lei que está na terra (Bis)
Risca seu ponto Caboclo
Pemba de Umbanda não erra! (Bis)
Cantiga para agradecer o ponto riscado pelo guia e confirmá-lo
No Terreiro de Seu Sete Flechas (dono da casa...)
Mais uma estrela brilhou (Bis)
É mais uma pemba, é mais uma guia
É mais uma estrela que nos alumia!
Cruzamento de terreiro e firmeza de gira
Quem cruza o meu terreiro?
-Ele é São Miguel
Cruza com nossa Senhora
E os Anjos do céu
Quem cruza a porteira?
Ele é Saõ Miguel
Cruza com Nossa Senhora
E os Anjos do Céu
Quem cruza o meu Congá?
Ele é Saõ Miguel
Cruza com Nossa Senhora
E os Anjos do Céu
Quem cruza os Atabaques?
Ele é Saõ Miguel
Cruza com Nossa Senhora
E os Anjos do Céu
CONTINUAREI .................. ASSIM QUE EU PUDER OK?
ola boa noite como faço para corta o efeito de pemba mal minha sogra jogou dentro do meu guarda roupa e o corpo queima arde e um calor muito forte vou vender o guarda roupa mas e as roupas o que faço. ela quer mim separar do filho dela descobri muito mais e ainda tenho que manter alinha mim de uma ajuda ai por favor desde ja muito obrigada. lai-lai@29outlook.com.br
ResponderExcluirLave as roupas e o guarda roupa com amoníaco e a casa,e sopre pó de dança ralado na casa toda
ExcluirDanda ralado
ExcluirOi boa noite como eu posso preparar,a Pemba para firmar meus Exus,pois eu preciso saber como fazer a Pemba qual os ingredientes e como fazer?
ResponderExcluirBem legal seu blog parabéns, agora me diga como preparo o pó para exu e para o de corredeira..meu e mail é
ResponderExcluirComo preparar pemba para causar briga e separacao?
ResponderExcluirBom dia o que e corimã nos ingrediente do atim des ja obrigad !!
ResponderExcluirComo fazer uma pemba corredeira quero aprender mim ensine
ResponderExcluirPreciso de uma pemba corredeira
ResponderExcluirPode me dizer os ingredientes pra fazer a Pemba de Yemanjá?
ResponderExcluirGostaria de saber quais os materiais e como preparar o pó de corredeira
ResponderExcluir