sábado, 30 de março de 2013

BORI

                                                         BORI


  União da palavra Bó, que em Ioruba significa oferenda, com Ori,  que quer dizer cabeça, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa “ Oferenda à Cabeça”





ICOCO ORI – A NUCA
OPA OTUM – O LADO DIREITO
OPA OSSI – O LADO ESQUERDO




O Bori prepara a cabeça para que o Orixá se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que são feitas ao Orí algumas merecem menção especial.
É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação. A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá. Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê.
O peixe representa as potencialidades, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho. As comidas brancas, principalmente os grãos, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza.
O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos.
Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Orí de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.
 Orixá começa com Orí.

“Para dar o Bori, o abiã passa por um processo de ‘limpeza espiritual” que chamamos de ebó ou sacudimento. Tudo com frutas, legumes, grãos, sementes e claro, cortando também para o Exu ou pombo Gira daquela pessoa; pois, é sempre bom lembrar que são os Exus que abrem as estradas. Depois de passar pelas ervas sagradas (amassi), faz-se então o fundamento e o abiã recolhe-se por 3 dias dentro da roça, não sendo ainda na camarinha, mas em um local sagrado, junto da Mãe Criadeira.

O bori também pede obrigações, como osé (limpeza), carinho, dedicação e “dar novas comidas a cada 1 ano (lembrando que muitos abiãs não completam 1 ano de bori, acabam partindo para a feitura de santo).

se assenta primeiro o Bori, representando Oxalá e Iemanjá e depois se concretiza o assentamento do Orixá daquele Iaô.


 obs: (sem o travesseiro)




A cabeça de dois.

"Ori-Meji". Ori = Cabeça. Meji = dois. Assim, Ori-Meji = Cabeça de Dois! Mas o que isso significa, hein? Significa que a pessoa que tem o Ori-Meji tem dois Orixás como donos de sua cabeça. O que NÃO seria um exemplo de Ori-Meji: Eu sou de Oyá COM Ogun, e tenho Oxum como terceiro. Oyá é a dona da minha cabeça, Ogum é meu juntó e Oxum é o terceiro. O que SERIA um exemplo de Ori-Meji: Eu sou de Oyá E Ogum, e meu JUNTÓ é Oxum. Assim sendo, tanto Oyá como Ogum são os donos da minha cabeça. Outro exemplo: Eu sou de Oxaguian E Oxum, sendo Ori-Meji. Algumas casas raspam metade do cabelo do Yawô Ori-Meji para um Orixá, e a outra metade para o outro. Assim, se fosse comigo, raspariam metade da minha cabeça para Oxaguian, e a outra metade para Oxum. Os dois Orixás que são donos de minha cabeça podem vir em Terra em meu Ori. 
Não se TORNA Ori-Meji, se NASCE Ori-Meji.
A cabeça de dois.

"
Ori-Meji". Ori = Cabeça. Meji = dois. Assim, Ori-Meji = 

Cabeça de Dois! Mas o que isso significa, hein? Significa que 

a pessoa que tem o Ori-Meji tem dois Orixás como donos de sua cabeça.

O que NÃO seria um exemplo de Ori-Meji:

Eu sou de Oyá COM Ogun, e tenho Oxum como terceiro. 

Oyá é a dona da minha cabeça, Ogum é meu juntó e Oxum 

é o terceiro.

O que SERIA um exemplo de Ori-Meji:

 Eu sou de Oyá E Ogum, e meu JUNTÓ é Oxum.

Assim sendo, tanto Oyá como Ogum são os donos da minha cabeça.

Outro exemplo: Eu sou de Oxaguian E Oxum, sendo Ori-Meji. 

Algumas casas raspam metade do cabelo do Yawô Ori-Meji 

para um Orixá, e a outra metade para o outro. Assim, se 

fosse , raspariam metade da  cabeça para 

Oxaguian, e a outra metade para Oxum. Os dois Orixás que 

são donos da  cabeça podem vir em Terra em meu Ori. 


Não se TORNA Ori-Meji, se NASCE Ori-Meji.






Preceito

após  o  Bori

Não comer carne vermelha
Não comer frios
Não tomar café
Não tomar coca cola
Evitar também frutas acida exemplo o abacaxi...
Não comer carne de porco nem seus derivados
Não passar debaixo de escadas ou arame farpado.
Procurar usar roupas de cor clara.
Cobrir a cabeça (lenço ou boné) para sair no sereno, sol, chuva, evitando também horas de pico 03Hrs, 6Hrs, 12Hrs, 15Hrs, 18Hrs, 00Hrs.
Não ir a cemitérios, hospitais, farmácias, bares, igrejas, salões de festas.
Não beber bebidas alcoólicas e jamais fazer sexos.
Não falar palavrões e pensamentos ruins.
Antes de dormir rezar e depois que for levantar-se também.
Não comer pimentas ou condimentos fortes como azeite de dendê, óleo de pequi.
Não sentar imediatamente quando uma pessoa se levanta.
Não cumprimentar pegando nas mãos ou abraçar pessoas durante o preceito.
Se for fumante evitar fumar em lugar fechado.
Não assobiar e nem estralar os dedos.
Evitar banhos muito quentes na cabeça.
Em caso de precisar ir a hospitais ou farmácias, após entrar em contato com seu zelador.
Quando morremos o Orí Inú retorna ao Orun juntando-se ao Orí Òde e ambos se desfazem aos pés de Olorun. Nossa memória, nossa energia contida, se juntará a nossa família de antepassados através do ritual de Axexe e toda a liturgia de liberação corpo/matéria – Energia/Orixá.
O Orí se comunica através de dois principais odús,  Obará e  Osá e, dois também são os Orixás que apadrinham o Orí: Oxalá na qualidade exclusiva de Babá Ajalá, o modelador de Orís e Yemanjá na qualidade exclusiva de Iyá L’Orí,  a regência da Inteligência humana, ambos conferidos por Olorun.
Existem vários tipos de Eborí, e, em todos, o uso o Obí, fruto africano sagrado e fundamental. Para todo esse conceito,  existem procedimentos básicos a se cumprir antes de se tomar um Borí: Estar conciente da necessidade de tomar um borí, uma vez que através do jogo, seu Orí se posicionou nesse sentido; estar convicto da indoneidade da casa e sua Raíz e Axé; Estar ciente do preceito propiciatório de quando se toma um borí; Estar confiante na mão do zelador e o seu comportamento e de seus filhos.
E para que tudo ocorra na mais perfeita consonância de energias, é necessário e importantíssimo que todos estejam concentrados e envolvidos, todos num só pensamento positivo, numa união consentida de entrega e troca de energias. As oferendas serão partilhadas promovendo o concílio de fé, seriedade e irmandade.
Respeita-se o Orí da pessoa que está tomando a obrigação, tal igual fosse o seu,  rezas, cantigas entoadas, levan-nos a uma festa prazeirosa onde celebramos o Orí.
REZA


APÉ RÉ ORI Ô – Nos pedimos boa sorte ao Orí

ADA NIXE WE – por que a cabeça tem muita luta

MO JUBÁ BE O ORÍ O – eu lhe saúdo minha cabeça

ADA NIXE WE – que tem muito a fazer

A N LÉSÉ ORIXÁ. – aos pés do Orixá












Reza do dia
(quando o dia amanhecer)

Olo ojo oniObara meji, delogum.Obaraxé obaraji edemim.Olo ojo oniObara meji, delogum.Obaraxé obaraji edemim
Obs. louvar orixas antes do .........
Reza
Baba mi ecicam mojubare.Baba mi acarande mojubare.Guiam mi ecicam mojubare.Ia mi açocam mojubare.Ia mi ode.Olunte mojubare.Oxossi oram barue mojubareIa masse oro barue mojubare.Dada ajaká mojubare.Ia mei oxum mojubare.Ogum mojubare.



continua  depois














33 comentários:

  1. Rafael sooares: Espiritualmente de qual ajuda precisa ?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se uma pessoa q faz bori o orixá pode soltar aquele grito? Desculpe a expressão é q sou leiga e eu aprendi q só dá o grito qd é feito, e vi uma pessoa q só fez bori dando o grito, pode? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Lu boa noite este o grito vc fala do ilá só quem já tem3 anos de sabto pode ao contrário não pork o santo ainda nasceu então tem um tempo hoje pra da o grito k vc falou. Ms nunca vi sem Sr feita da o Olá
      Ou seja o grito k vc fala não existe nem pode meu motumbá.

      Excluir
  3. Olá estou confuso as rezas e nomes dos orixas estão no texto em Keto ou Angola ?
    Por favor me explicam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, o texto não aborda absolutamente nada sobre a Nação Angola ou Angola-Congo. Tudo o que nele foi escrito diz exclusivamente respeito a Nação Nagô-Ketu ou Ketu.
      E em Angola as divindades são chamadas de Inquices (Nkisi), não de Orixás.

      Excluir
  4. Bori sendo dado no barracão ? Essa é nova, antigamente o bori acontecia dentro do roncó. E mais, resguardo de bori não passa de 24 h.

    ResponderExcluir
  5. Sendo que se o blog se intitula Nação Angola, deveria abordar as ritualidades especificas da Nação Angola. O correto seria explanar sobre o ritual do Nkudiá Mutuè, semelhante, mas não exatamente igual ao Bori dos Nagôs.
    Ajoelhou, então é para rezar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu Porto, esse grito que você se refere chama-se Ilá, e oborizado não dá, somente quem é feito.
    Felix Marinho, concordo com você em numero, gênero e grau.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde, sou de matamba fiz meu Bori porem meu pai me deu 21 dias de preceito, e para alguns deu menos e outros deu mais, sera que 21 dias esta certo?e qual e os critérios pra ele saber quem deve ter quantos dias? poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. boa tarde, sou de matamba fiz meu Bori porem meu pai me deu 21 dias de preceito, e para alguns deu menos e outros deu mais, sera que 21 dias esta certo?e qual e os critérios pra ele saber quem deve ter quantos dias? poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. porque nao se achar mais angola o que ouver com as casa de angola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe uma maravilhosa casa de angola, com meus pais de santo que são pessoas muito honestas irei deixar o contato 021992293704.. Mãe Cristina, avise que viu o número dela na Internet.. meu nome é Barbara

      Excluir
  10. sou raspada a mais de 20 anos e numca mais achei uma casa de angola so vejo quento gejo e outras naçao cade o simbolico centro de angola que as pessoas respeitava muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mesmo.sou de Angola mas não conheco outras casas Angola difícil

      Excluir
  11. sou raspada a mais de 20 anos e numca mais achei uma casa de angola so vejo quento gejo e outras naçao cade o simbolico centro de angola que as pessoas respeitava muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de uma casa da angola eniciei agora não entendo muito fiz bori, e sinto muita axe la. Sou do ile axe de Tempo, so q la e mais rigorosa fiquei de ronco sete dias e vou cumprir resguardo de 90 dias usando brando e pano de cabeça e joia no pescoço , comendo em prato de esmalte usando colher de pau e bebendo em copo tambem de esmalte. Estou feliz em minha casa e com minha mãe de santo. Pq achei a casa certa gosto do jeito que ela faz como se esteverce como antigamente.e la depois do ebo toma banho de pote aboh e depois so amaci.

      Excluir
  12. Vc pode falar sobre a feitura de filho de Exú .

    ResponderExcluir
  13. Vc pode falar sobre a feitura de filho de Exú .

    ResponderExcluir
  14. Preciso de ajuda para da meu bori, qualquer ajuda sera bem vinda. 83986340809

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,a pessoa que fizer um bori frio passa a rodar e tem que tomar os cuidados acima?

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, mas queria tirar uma dúvida se um abian que está tomando bori por motivos de está se tornando "filho" daquela casa e nunca rodou no santo mas se sente mal e treme sempre que tocasse pra qualquer orixá tem a chance de virar no bori?

    ResponderExcluir
  17. BENÇÃOS E AXÉ PARA TODOS !!!!! AMEI O BLOG !!!

    ResponderExcluir
  18. Olha fiz um duplo sacudimento com meu esposo, em seguida fui recolhida para um bori da angola só sei que fiquei 2 noites e 1 dia prq era pra mim ficar 7 dias,mas como teria um assentamento na casa de exu e pomba gira eu nao podia continuar. Meu pai de santo disse que iste bori seria um inicio de feitura e nunca frequentei centro, só mesmo algumas vizitas. Simplismente passei por uma consulta e o guia disse que seria necessario este assentamento pra mim e que meu caso era urgente.
    Bom,a minha duvida é:... Sou filha de iansã,agora continuarei a frequentar a casa pois devido a este bori poderei bolar no santo???

    ResponderExcluir
  19. Parabéns. Sou Ekedi de Iemanjá e fui confirmada porém não fui suspensa. É normal?

    ResponderExcluir