sábado, 30 de março de 2013

JOGO DE BUZIOS




                               JOGO DE BÚZIOS

                                                   FALANDO COM OS ORIXÁS







Aberto (boca da concha para cima).
 
Fechado (furo para cima). 

a) - O jogo de Alafiá = 4 Búzios

b) - O Jogo de Odú = 16 Búzios

c) - O Jogo no Ketô = 16 Búzios

d) - O Jogo de Angola = 21 Búzios






Búzio fechado



Búzio aberto

jogo de búzios é uma das artes divinatórias utilizado nas religiões tradicionais africanas e na religiões daDiáspora africana instaladas em muitos países das Américas.
Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adoptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e saúda todos os Orixás e durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.


Búzio concha de praia de vários tamanhos, utilizada como objeto de adorno nas roupas dos Orixás onde são aplicados formando desenhos, em colares chamados de fio-de-contas onde são colocados como fecho ou como Brajá totalmente feito de búzios imitando as escamas de uma cobra, como objeto de comunicação com os Orixás nas consultas ao jogo de búzios e Merindelogun.
O búzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada, a maioria dos adornos e jogos de búzios são feitos com os búzios cortados, onde é tirada a parte ovalada do mesmo.
Existe muita discussão sobre qual seria o aberto e o fechado. A legenda das fotos estaria trocada, na visão das pessoas que consideram a parte quebrada como sendo o aberto.
Outros consideram que a abertura natural do búzio seja o aberto e a outra que é quebrada e ralada seja o fechado
Alguns sacerdotes jogam com os búzios inteiros nesse caso o aberto é a abertura natural do búzio.
Búzio aberto250px-Different_cowries
No Brasil os búzios (conchas pequenas de praia), (cawris na África eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) são usados pelosBabalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, nas consultas ao jogo de búzios ouMerindelogun.
Usado para consultar o futuro, de acordo com a religião BatuqueCandomblé,OmolokoTambor de MinaUmbandaXambáXangô do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fio-de-contas.
Também é usado em outras religiões afro-descendentes em vários países. Sua origem é médio-oriental, mais precisamente a região da Turquia. Penetrou naÁfrica junto com as invasões daqueles povos aos africanos.
Adotado pelas mulheres pelo fato de que o Opele-Ifa e Opon-Ifa (jogos divinatórios originalmente africano) é destinado somente aos homens.
Entrou na vida e na cultura Yoruba e enraizou-se tão profundamente que hoje oMerindilogun (jogo de buzios) é mais conhecido que o verdadeiro oráculo dosBabalawos (o Opele-Ifa e Opon-Ifa)também o mais utilizado aqui no brasil.
No entanto, segundo algumas correntes e crenças nem todas as pessoas podem ler buzios. Esta prática está destinada apenas a pessoas com uma forte espiritualidade. De forma geral estão pré destinadas às Mães, Pais, ou filhos de Santo após a obrigação de sete anos com o recebimento dos direitos, autorização e ensinamentos dado pela mãe ou pai de santo.
Métodos de Jogo
Além dos búzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, víceras, e outros.
O jogo com quatro búzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi
A quantidade de búzios pode váriar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum.
Alguns métodos, não se baseiam em caídas por Odú como no Merindilogun, usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram, nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú.
Um outro método de jogo é feito com as víceras dos animais oferecidos aos Orixás, e um outro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinação com búzios, em ambos casos também não são orientados por caídas de Odú.
Em alguns métodos o olhador (adivinho) senta-se no chão e joga na própria terra, sem toalhas e enfeites como era feito no passado, é um jogo mais simples e rústico.
Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num círculo formado por fio-de-contas (colares) com vários objetos representativos dosOrixás ou numa peneira também com fio-de-contas e objetos.
Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conter até sinetas e objetos de ouro.
É diferente do (Opelé-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que são orientados por caídas de Odú, antigamente mais utilizados pelos Babalawos sacerdotes de Ifá, mas recentemente muitos Babalorixás e Iyalorixás já fazem uso desses oráculos também.
A consideração entre aberto e fechado do búzio também pode variar, a grande maioria dos Babalorixás utiliza a abertura natural do búzio como sendo o lado "aberto", mas várias mulheres no culto do Candomblé, principalmente na Nação de Keto, acostumaram a jogar como "aberto" o lado em que elas "abriam" o búzio, assim a fenda natural sendo o lado "fechado", afirmando que o verdadeiro segredo em um búzio fica guardado em seu estado natural, este é revelado apenas após sua abertura cerimonial arrancando-se esta parte até então fechada, assim vários Babalorixás e Iyalorixás que aprenderam por este método fazem esta forma "invertida" de leitura, ao apresentado nas imagens.
A grande verdade é que ao sagrar um formato onde seja considerado aberto/fechado, este sacerdote não mais o inverte e passa aos seus filhos o conhecimento desta forma, assim sendo particular de cada casa o cenário de leitura.
Existe também o método que é dado um significado para cada búzio, e um deles que normalmente é o maior é atribuído a qualidade de representante de Deus, e recebe o nome de Oxalá. Os outros falam através dele. Um exemplo: Depois de lançar as pedras do jogo, o bico do búzio maior (Oxalá) vai verificar qual os buzios que caíram em sua direção. Esses que caíram na linha deste búzio que falam no jogo de acordo com a sua característica. Os que caíram atrás do búzio, ou seja, que não estão na frente do bico do búzio, falam pelo passado.

 FALANDO   COM      OS      ORIXÁS





E é possível 4 tipos de jogadas :
1. Indica o orixá de cabeça ( guia espiritual ou se você preferir o signo do indivíduo ) dados da potencialidade pessoal. As suas qualidades e estilo ficam como que mais acessíveis. E nada impede que um homem tenha o estilo de um orixá dito feminino e vice-versa.
2. Responde às perguntas cujas respostas sejam do tipo sim/não/talvez. Búzio aberto ( na astrologia se diz que há um aspecto favorável ). No caso de cair com o búzio fechado (na astrologia aspectos desfavoráveis), estes elementos não se apresentam impossíveis mas são situações desafiadoras.
3. Oráculo para qualquer pergunta ou questão mais complexa.
4. O jogador pode lançar qualquer número de búzios numa jogada pessoal, já que há pessoas que usam 21 búzios.
A INTERPRETAÇÃO
A interpretação da "caída" dos búzios se fundamenta na quantidade de búzios abertos e fechados e na relação que existe entre este número e determinados orixás. Em certos casos como a opção 1 é considerado igualmente o dia da semana em que o consulente nasceu, exatamente como no ocidente o Domingo é dia do sol (sunday), Sábado de Saturno (saturday) etc., cada dia da semana é regido por um ou mais orixás, conforme abaixo:
Segunda - Feira = Exu e Obaluaê.
Terça - Feira = Nanã, Oxumaré, Ogum.
Quarta - Feira = Xangô e Iansã.
Quinta - Feira = Oxóssi e Logun-Edé.
Sexta Feira = Oxalá.
Sábado = Iabás, Iemanjá, Oxum e Begês.
Domingo = Olorum e todos os Orixás.
Cada jogada se encerra com um quadro de chaves interpretativas, que dão margem a interessantes combinações. Não é raro acontecer "coincidências" incríveis.
Com o tempo e a prática você será capaz de intuir fatos que hoje seriam tidos como mágicos. É uma questão de pura dedicação. Inicialmente aproveite os quadros como se apresentam. Futuramente quem sabe você passe a utilizar seu próprio método.
A quantidade de búzios abertos e fechados que caem na peneira, indica qual orixá está respondendo a pergunta do consulente e qual a sua mensagem.
Somente isto seria suficiente para qualquer tipo de interpretação, bastando para tanto saber as características de cada orixá (os nomes podem diferir entre as diversas nações de origem embora os atributos sejam os mesmos ).
Vejamos as caídas e as principais características arquetípicas dos orixás : 
Os números à esquerda do "X", representam a quantidade de "búzios abertos" e à direita a quantidade de "búzios fechados".
00 X 16 = Caída neutra, deve ser repetida a jogada .
01 X 15 = EXÚ = Mensageiro neutro
02 X 13 = OGUM = Objetivo, prático e egoísta
03 X 14 = OBALUAE = Curioso, estudioso e preciso
04 X 12 = IEMANJÁ = Maternal, gentil e complacente
05 X 11 = OXUM = Bondoso, sensível e comunicativo
06 X 10 = EWÁ = Personalidade volúvel, confiante e temperamental
07 X 09 = OSSAIM = Cordial, diplomata e orgulhoso
08 X 08 = OXALÁ = Inteligente, sério, correto e lógico
09 X 07 = LOGUM = Sofisticado, culto e egocêntrico
10 X 06 = XANGÔ = Reservado, hábil e líder natural
11 X 05 = OXÓSSI = Jovial, romântico e imaturo
12 X 04 = IANSÃ = Extrovertido, franco e exótico
13 X 03 = NANÃ = Discreto, místico e cauteloso
14 X 02 = IBEJI = Infantil, volúvel, instável
15 X 01 = OBÁ = Ingênuo, honesto e tolerante
16 X 00 = OXUMARÉ = Enigmático, inteligente e astucioso
O RITUAL
Os búzios deverão ter sido deixados no sereno, em noite de lua cheia, num preparado com ervas de colônia, Santa Luzia, Saião, Elevante, Fortuna, Orepê, Seiva de alfazema, Açúcar com Epó de Oxalá e Macaça. Pela manhã, antes do sol nascer, deverão ser lavados com as ervas em água corrente e mel e deixados em descanso por algumas horas antes do jogo. O olhador, deverá estar de roupa clara, descalço e com as guias de seus orixás. Não deve beber ou fumar antes e durante o jogo. Deverá então pedir licença para o orixá que rege o dia da semana para abrir o jogo saudando todos os orixás, começando por "Exú " e finalizando com "Oxalá". Pedir a iluminação de "Ifá" pronunciando a seguinte oração em yorubá:
" Oduduá, Dadá, Orumilá
Babá mi Alari Ki Babá
Olodumarê Babá mi
Bakê Oshê
Bara Lonan
Kou Filé Babá mi
Emim Lo Shirê Babá
Ifá Benim Mojubaré
Ifá Orum Mojubaré
Exú Mojubá (Bater o pé direito tres vezes)
Okê Oxé
Ifá Agô
Ogum yê Patacori,
Jassy, Jassi "


Para se aprender a jogar Búzios não é necessário ser espírita ou frequentar candomblé, mas deverá ser iniciado nos "Segredos de Ifá", que não é mais uma divindade ou orixá, "Ifá" representa o nosso "Eu" Interior, o "ID" de "Freud". Então cultuar "Ifá" é cultuar a sí mesmo, isto é os nossos dons interiores, para encontrar o nosso bom "Iwá" (Destino). Porém sempre devemos pedir licença para "Exú", que é quem detém para sí os bons e os maus caminhos.

. ÒKÀNRÀN 

2. EJÌOKO ou OYÈKÚ 

3. ÉTAÒGÚNDÁ ou ÌWÒRI 

4. ÌROSÙN 

5. ÒSÉ 

6. ÒBÀRÀ 

7. ÒDÍ 

8. EJÌONÍLE ou EJÍOGBÈ 

9. ÒSÁ 

10. ÒFÚN 

11. ÒWÓNRÍN 

12. EJÍLÀSEGBORA ou ÒTÚRÁ 

13. EJÍOLOGBÓN ou ÒTÚRÚPÒN 

14. ÌKÁ 

15. OGBÈÒGÙNDÁ  oba e ewa
16 Alaafia    orunmila



Okaran – 01 búzio aberto
Eji Okó – 02 búzios abertos
Etá Ogundá – 03 búzios abertos
Irosun- 04 búzios abertos
Osé – 05 búzios abertos
Obará – 06 búzios abertos
Odí – 07 búzios abertos
Eji Onilê – 08 búzios abertos
Osá – 09 búzios abertos
Ofum – 10 búzios abertos
Oworin – 11 búzios abertos
Eji lasebôrá – 12 búzios abertos
Eji Ologbon – 13 búzios abertos
Ika – 14 búzios abertos
Ogbegundá – 15 búzios abertos
Aláfiá – 16 búzios abertos

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
                                          FALANDO COM OS ORIXÁS TAROT


O Tarô é uma coleção de 78 figuras apresentadas na forma de um baralho de cartas. Ele é dividido em três seções: Os Arcanos Maiores, Os Arcanos Menores e as Cartas da Realeza. 

Os arcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das ideias e possibilidades da vida, a saber:






Cartas de tarô para jogar.
Usa-se um baralho de tarô para jogar. Os assim chamados "baralhos esotéricos" geralmente não são ideais para se jogar, porque, por exemplo, 












                                                        IFÁ..


Ifá é a espinha dorsal da filosofia Yorubá. Ifá é a resposta. Ifá é a própria vida Yorubá. 

IFÁ, Somente os devotos de Orunmilá,que é genéricamente conhecido por Orixá do destino, e que, ao se tornarem Oluwos ou Babalawos, depois de um longo aprendizado, anguns afirmam levar 21 anos, e provas perante a sua confraria, é que podem fazer divinações, leituras e suas histórias, exemplificando, sempre com clareza aquilo que se quer saber e sendo recompensado por isso.
Ifá era um Sistema de Divinação, originário da cultura africana Yorubá.

O Adivinho que manipulava Ifá era denominado por Babaláwo de Baba ( o pai) + Li (que tem) + Áwo ( o segredo) era a Autoridade Máxima no Central do sistema religioso Yorubá.
Técnicamente, o Sistema Ifá baseava-se na manipulação dos Ikins/Coquinhos de Dendê, para a obtenção, ao acaso, de um número Par ou Ímpar de Dendês que, na dita manipulação, restassem na mão esquerda do babaláwo.Os Ikins quando batidos pelo Babalawo é marcado de forma alternada.
Um batida marca na direita, outra batida marca na esquerda. Assim sucessivamente até termos as oito marcas formando o omó Odu ou Olodu. O termo Ikin era designação especial para o EKURO/Caroço da palmeira Oleaginosa, conhecida no Brasil como Dendezeiro ou Dendê.


Estes sinais eram conhecidos, genericamente, por Ojú Opón/Olhos do tabuleiro e, individualmente, por Ofú e Òsa.


ancestralmente em Ilè Ifé, ou seja, na Cidade Sagrada dos Yorubás.
A repetição de uma outra sequência manipular igual, sendo as suas marcas Ofú ou Òsa registrados no Pó Consagrado do Tabuleiro, mas à esquerda das marcas do primeiro Odù Básico já lá registrado, possibilita a obtenção de um dos outros duzentos e cinquenta e seis (256) Odùs combinados, passíveis de existir e denominados por Omo Odù (filho de Odù), significando que a nova Oní Ifá é composta pela combinação de dois Odù Baba ou Básico.
Existem 240 Omo Odù também possuíam nomes específicos, formados pelos nomes dos dois Odù Babá ou Básicos de que se compôe, prevalecendo a designação do Odù Babá da Direita como se fora o seu Nome e a designação do Odù Babá da esquerda como se fosse seu sobrenome.
Aiyé atí Okán náa ni -”Vida e morte: Ambas são identicas”







ODÙ
ORIXÁ
1.ÒkànrànExu
2.Éji ÒkòOgun e Ibeji
3.Étà ÒgúndáObaluaiye e ainda Ogun
4.ÌròsùnYemanjá
5.ÒséOxum
6.ÒbàràOxossy, Xangô, Yansã e Logun-Edé
7.ÒdìExu, Omolu
8.Éjì OnílèOxaguian
9.ÒsáYemanjá e Yansã
10.ÒfúnOxalá
11.ÒwórínYansã e Exu
12.Èjìlá SeboràXangô
13.Éjì OlógbonNanã
14.ÌkaOxumarê
15.OgbègúndáObá e Ewa
16.ÀlàáfiaOrunmilá



CADA UM  MONTA ENFEITA  O SEU JOGO CONFORME SEU ORIXÁ E GOSTO 

O QUE CONTA É O AXÉ   SABEDORIA OBEDIÊNCIA   E O  RESPEITO.  OS ORIXAS RESPONDEM 
















27 comentários:

  1. DONA LURDES GOSTARIA DE RECEBER E-MAIL PARA MEU APRENDIZADO
    E CONHECIMENTO DESTA NAÇÃO ANGOLA. ( marioalvesd@yahoo.com.br )

    FELICIDADES E SUCESSOS !!!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM SOU YA LARISA DE OA E AME TD

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei da parte dos jogos,mas fiquei em duvida dos buzios abertos e dos fechados,mas tudo bem

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de conversar com a senhora,mas através de um e mail pessoal.Caso seja possível,mande endereço de e mail para sviegas1957@live.com.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.Agradeço imensamente pelas informaçoes de grande valia,excelente esclarecimentos obrigado,Aseo.

    ResponderExcluir
  6. Motumba boa noite ,agradeço pelas grandes imformaçaes de grandes sabedoria gostaria muito que SR (a) me adcionasse no facebook franklin t Almeida obrigado.......

    ResponderExcluir
  7. Motumba boa noite ,agradeço pelas grandes imformaçaes de grandes sabedoria gostaria muito que SR (a) me adcionasse no facebook franklin t Almeida obrigado.......

    ResponderExcluir
  8. Motumba boa noite ,agradeço pelas grandes imformaçaes de grandes sabedoria gostaria muito que SR (a) me adcionasse no facebook franklin t Almeida obrigado.......

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito muitas sabedorias que muitos pais e mães de santo não encima os filhos como por explo o jogo de búzios o famoso pulo do gato gostei muito desta página da senhora!0brigada

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito muitas sabedorias que muitos pais e mães de santo não encima os filhos como por explo o jogo de búzios o famoso pulo do gato gostei muito desta página da senhora!0brigada

    ResponderExcluir
  11. Quero saber a digina do meu santo oxum karem

    ResponderExcluir
  12. Tem que concertar ai em cima, na primeira explicação diz que os búzios abertos são a abertura natural do mesmo,e em baixo diz que o búzios aberto é aparte furada! Qual é o correto mesmo? Pelo que eu seio aberto é a parte furada, ou eu estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm entendo que búzio aberto é a fenda natural. Entendi como sendo um lapso na escrita.

      Excluir
  13. Certa vez disseram-me que há uma diferença entre o jogo, o jogado por uma Ialorixá e o jogado por um Babalorixa.
    Para a Ialorixá considera-se a fenda aberta natural e para o Babalorixá as costas do caori aberta pelo homem é a considerada aberta. Poderia me orientar.

    ResponderExcluir
  14. oi essa caida de buzios e de keto qual seria a caida de buzios da nacao angola

    ResponderExcluir
  15. qual a caida de buzios da naçao angola vc poderia nos passae ou e a mesma caida do keto
    pq cada um joga de um jeito

    ResponderExcluir
  16. Sou Luis Henrique preciso das caixas de Angola ser puder me manter por esse imeio nvualecy@gmail.com desse ja agradeço

    ResponderExcluir
  17. Meu Pai veio do axé da Gomeia gostaria de saber o fundamento certo porque ele se foi pra oru e não consegui aprender tudo apesar de ter ficado 28 anos na casa ,e ainda continuo no axé de Angola gostaria de saber todas as combinações dos Búzios eu leio pela parte natural do búzio sendo o aberto ,e guando jogo sempre interpreto a caida sendo de um orixá ,mas trazendo outros juntos ,por exemplo se for 6 seria xangô falando e se junto estiver dois Búzios juntinhos ele trás com ele os ibejes e se tiver três juntos Ogum e assim por diante ,assim aprendi e meu pai me encinou assim que através dA intuição audição e vidência eu saberia interpretar e passar ao consulente .e foi assim que apreendi ,como estou caminhando sozinha ,no sul não existe candomblé só batuque ,e tudo muito diferente ,será que posso continuar assim ,tbm me encinou jogar com 4 buzois pra confirmar a pergunta é tbm o orixá do consulente ,pela data e dia de nascimento ,gostaria de saber se estou indo pelo caminho certo ,porque na internet tem tantas diferenças que já não sei mais o certo .adupe Ago

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ensinamento adorei.precisamos de.pessoaas seria.e.verdadeiras ...para fazer a nacao ser mais.justa

    ResponderExcluir
  19. ola, essa foto que tem umas contas em forma de corda, sao quantos fios em cada seguimento? quanta e quais cores? correspondem a quais orixas? entre eles tem um buzio?

    ResponderExcluir
  20. Amei a cada explicação a cada orientação a forma demostração parabéns muito forte determinada o esinamento

    ResponderExcluir
  21. Muito legal seu blog, veja o meu tambem,
    https://www.tarotonlinegratis.blog.br/
    Bjks

    ResponderExcluir
  22. muito bom primeira vez que estuo lendoestou gostando.

    ResponderExcluir
  23. Existe reza Angola para jogar búzios?
    Gosto de estudar e aprender, gratidão

    ResponderExcluir
  24. Como ese jogo e da angola e no jogo não tem o patŕonomo da angola e nem katender

    ResponderExcluir